Mundo
 
 
 

Fiscais do Jaú apreendem 95 quelônios e 220 quilos de pirarucu e doam peixes à comunidade

Priscila Galvão - Brasília (03/08/09) – Três pessoas foram presas no domingo (2) por pescarem ilegalmente no Rio Carabinani, no interior do Parque Nacional (Parna) do Jaú, entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no Amazonas. A operação foi feita em ação conjunta do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ibama e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar.

Além de apetrechos de pesca e uma espingarda, foram apreendidos com os infratores 220 quilos de pirarucu e 95 quelônios – tracajás, tartarugas, zé-pregos, cabeçudos e uma lalá. Segundo a administração da unidade de conservação, todos os anos diferentes grupos da região, localizados em Novo Airão e nas comunidades do Castanho e Bacaba, invadem a unidade desde os primeiros dias em que o nível dos rios começa a baixar, para pescar e extrair espécies da fauna silvestre.

Durante a operação, os infratores foram obrigados a soltar os bichos de casco no rio Jaú, antes de serem conduzidos à Delegacia de Novo Airão para identificação e procedimentos administrativos e penais. Dois deles foram multados em R$ 50 mil reais, cada um, por crime ambiental. Os 220 quilos de pirarucu foram doados ao hospital público, à Delegacia de Novo Airão e instituições de caridade.

Nos próximos dias deverão ser intensificadas as ações de fiscalização no Parna Jaú, tendo em vista informações de que outros grupos já estariam ilegalmente dentro do Parque.

A fiscalização conjunta tem coibido a ocorrência de crimes ambientais como esses no Parna do Jaú. Mas as poucas alternativas de renda para os ribeirinhos e o forte comércio de peixes e quelônios em Manaus estimulam os moradores dos municípios que cercam o parque a optar pela pesca irregular.

Investigações apontam que, além dos ribeirinhos, uma rede de comerciantes é responsável por fomentar a atividade

e posteriormente lucrar com o consumo e venda da produção, caracterizando pequenas quadrilhas atuantes há tempos na região.
Ascom/ICMBio

 
 

Fonte:ICMBio

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.