Mundo
 
 
 

Operação em Goiás desmonta mais de 40 fornos de carvoaria ilegal

Brasília (11/09/2009) - Em celebração ao Dia do Cerrado, foi realizada nesta sexta-feira (11/09), no Assentamento Aranha, na região de Niquelândia (GO), a primeira ação conjunta de fiscalização ambiental em projetos de assentamentos. A operação Assentamentos Sustentáveis do Cerrado visa à redução do desmatamento ilegal nos projetos de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Goiás. Esta é a primeira operação do módulo Comando e Controle do Plano de Ação de Prevenção e Controle do Desmatamento no Bioma Cerrado (PPCerrado), anunciado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) na quinta-feira (10/09).

A ação contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, do assessor do MMA José Maurício Padrone, do superintendente regional do Incra em Goiás, Rogério Paparardo Arantes, do Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, além de técnicos do Ibama, do Incra e policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Goiás.

A iniciativa visa intensificar ações de monitoramento, controle e fiscalização ambiental, bem como desenvolver ações cooperativas entre o Ibama e o Incra para o licenciamento ambiental nos assentamentos da região. A experiência deverá ser replicada em outros estados brasileiros.

O Ibama e o serviço reservado da PM/GO, investigavam a área do assentamento, afetada por atividades ilegais de carvoaria, há cerca de um mês.

Carlos Minc participou da destruição de mais de 40 fornos de carvoarias ilegais - que utilizavam madeira nativa do cerrado para abastecer siderúrgicas do Sudeste - na região de Niquelândia. No local, as equipes também realizaram autuações, termo de destruição, termo de embargo e apreensão de madeira e de material, incluindo um trator usado nos delitos ambientais. A operação foi coordenada pelo diretor de Proteção do Ibama, Luciano Evaristo.

O Ibama e o Batalhão Ambiental permaneceram na região fiscalizando outras áreas desmatadas até o fim da tarde de sábado. Foram notificados alguns proprietários para que apresentem documentação certificando regularidade das propriedades, regularidade de áreas desmatadas e origem de madeira depositada, como 1659 lascas de sucupira, 815 de aroeira e 31 palanques de aroeira. No total, o Ibama aplicou R$ 56.400,00 em multas.
Ascom MMA e Ascom Ibama/GO
Fotos: divulgação MMA

 
 

Fonte:Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.