Mundo
 
 
 

Operação Rio da Prata

Taió (28/09/2009) – Por iniciativa do Ministério Público Federal, visando atender a denúncias de desmatamento ilegal na fazenda Parolim, no Vale do Itajaí, norte de Santa Catarina, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, com o apoio da Polícia Federal – PF, deflagrou a Operação Rio da Prata, alusão ao rio que corta a região.

Desde domingo (20), com grande efetivo de agentes federais dos dois órgãos, estão sendo investigados crimes ambientais cometidos na fazenda Parolim e em seu entorno. Ficou constatado que madeireiras, inclusive as devidamente estabelecidas, estão armazenando e beneficiando madeira de procedência ilegal e fazendo o transporte sem cobertura de Documento de Origem Florestal – DOF.

Também está na mira da operação uma área invadida dentro da fazenda, denominada Nova Esperança, onde foi constatada a implantação de lavouras, impedindo a regeneração de floresta, e a queima de madeira para fazer carvão em área não autorizada, configurando crime ambiental. Foram autuadas e ouvidas pela Polícia Federal 64 pessoas, até o momento.

Na primeira semana de operação, foram destruídos cinco fornos de carvão, apreendidos um caminhão, quatro tratores, e grande quantidade de lenha e toras de canela, imbuia, cedro e araucária. Foram lavrados pelos agentes do Ibama 65 autos de infração, o que gerou, apenas no primeiro levantamento, mais de R$ 300 mil em multas. O serviço de geoprocessamento do instituto está fazendo o levantamento dos pontos de desmate para proceder ao embargo dessas áreas, o que já ocorreu com sete atá agora.

Conforme determinação da superintendência do Ibama/SC, a madeira apreendida nesta operação será doada às prefeituras dos municípios atingidos pelos temporais ocorridos no início deste mês de setembro. As comunidades de Santa Terezinha e Rio do Campo, por estarem próximas da área foco da operação, receberam a doação de nove caminhões de madeira contendo 35,5m³ de toras e 61m³ de madeira serrada, algumas já beneficiadas, como assoalhos e forros.

A fazenda Parolim detém 15 mil hectares de floresta remanescente do bioma Mata Atlântica, com exemplares de xaxim, erva-mate, palmito, canela preta, sassafrás, imbuia, cedro e araucárias. Segundo o coordenador da operação e analista ambiental, Carlos Ribeiro, há proposta de uma Organização Não Governamental - ONG para transformar a área em unidade de conservação federal, da categoria Refúgio da Vida Silvestre – RVS.

A operação Rio da Prata não tem data prevista para terminar.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

 
 

Fonte:Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.