Mundo
 
 
 

Operação desmonta garimpo ilegal no Maranhão

Brasília (12/11/2009) – Um garimpo clandestino de ouro em Centro Guilherme, no estado do Maranhão, foi desativado no início da semana por agentes do Ibama, da Polícia Federal, da Força Nacional de Segurança, da Fundação Nacional do Índio - Funai e por policiais dos Batalhões de Polícia Ambiental das Polícias Militares do Maranhão e de Goiás.

Nove pessoas que estavam no garimpo foram conduzidas para a Base Operativa da Operação Aturawaca em Santa Inês, onde foram feitos Termos Circunstanciados de Ocorrência. Os 12 autos de infração lavrados na operação totalizaram R$ 185 mil em multas por atividades exercidas sem licença da autoridade competente, por utilização de substância tóxica nociva à saúde humana e ao meio ambiente e por destruição de vegetação em área de especial preservação.
No local foram encontrados 20 motores utilizados para fazer funcionarem quatro bombas d’água e 11 moinhos, os equipamentos foram apreendidos. Também foi recolhido mercúrio, substância altamente tóxica e nociva à saúde que é utilizada para separar o ouro de outros materiais, e armas brancas. Todo o material foi retirado do local e levado para o município de Santa Inês.

Segundo o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, “a desativação é uma ação importante, não é só o desmatamento que estamos combatendo, mas todos os crimes ambientais na região. O garimpo ilegal é muito nocivo e degradante para o meio ambiente e precisa ser combatido com firmeza.”

A ação faz parte da Operação Aturawaca, que combate o desmatamento e a exploração ilegal de madeira no Maranhão, com atenção especial à Reserva Biológica do Gurupi e Terras Indígenas Alto Turiaçu, Awá e Caru, onde se concentram os remanescentes da floresta amazônica no estado.
Christian Dietrich - Ascom Ibama
Fotos: Fiscalização Ibama/MA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.