Mundo
 
 
 

Operação Senhor dos Anéis desmantela quadrilha que
fraudava Sispass em Minas Gerais

Brasília (11/11/2009) - A Operação Senhor dos Anéis, realizada na semana passada pelo Ibama e pela Polícia Federal na região de Juiz de Fora, Pouso Alegre, Muriaé e Santos Dumont, MG, desmantelou uma quadrilha que inseria dados falsos no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes - Sispass, legalizando a situação de animais retirados ilegalmente da natureza como se tivessem origem em criadouros autorizados.

Foram apreendidos mais de 200 pássaros, entre os quais espécies ameaçadas de extinção, constantes do Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção - Cites, como papagaios. Durante as ações foram encontradas em posse de criadores mais de 150 anilhas do Ibama e da Federação Ornitológica de Minas Gerais - Feomg, algumas delas adulteradas. Também houve apreensão de armadilhas, gaiolas, documentos e computadores, além da detenção de um criador.
A operação investiga a utilização de uma senha do Sispasss de servidor do Ibama, para inserção de cerca de 1.400 dados falsos no Sispasss. O roubo da senha foi descoberto em março deste ano e imediatamente começou o rastreamento das irregularidades, pelos serviços de inteligência do Ibama e da Polícia Federal, culminando em oito mandados de busca e apreensão, cumpridos em conjunto pelos dois órgãos federais.

Segundo o coordenador do Ibama na operação, Gustavo Guimarães, chefe substituto da fiscalização do Ibama em Minas Gerais, todos os criadores fiscalizados estavam irregulares em seu plantel e/ou com anilhas adulteradas e até mesmo sem anilhas.

Conforme previsto no Decreto Federal 6.514, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais 9.605, se o criador tiver um pássaro em situação irregular, todo o plantel é apreendido e o responsável é autuado e responde por crime ambiental.

Os animais apreendidos foram encaminhados aos Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama - Cetas, em Juiz de Fora e em Belo Horizonte, onde passam por avaliação e cuidados veterinários para posterior destinação.
Christian Dietrich
Ascom Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.