Mundo
 
 
 

Operação Aiuruoca resgata aves ameaçadas de extinção

Belo Horizonte (30/11/2009) - O Ibama/MG e diversos parceiros acabam de realizar a 2º etapa da Operação Aiuruoca, de combate à captura, manutenção em cativeiro, comercialização – tráfico nacional e internacional do papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha), em sua área natural de procriação, que são remanescentes de Mata Atlântica, na divisa MG/ES. A operação aconteceu de 11 a 18 de novembro.

No total foram apreendidos 24 papagaios, sendo 19 Amazona rhodocorytha, conhecido como Papagaio Chauá, endêmico da região e ameaçado de extinção, 11 galos de briga e 250 pássaros de diversas espécies, o que gerou quase R$300 mil em multas. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma pistola cal. .380, com 01 carregador e 12 munições 9 mm; uma pistola cal. 7,65 mm, dois carregadores e 100 cartuchos cal. 32. Duas pessoas foram detidas e outras duas foram conduzidas à Delegacia de Polícia. Quatro foram conduzidas à Delegacia de Polícia pelo Departamento de Polícia Federal.

Estratégia
Foram executadas barreiras volantes pelo Ibama, DPRF e DPF. Além disso, ocorreram fiscalizações em residências e em sedes de fazendas nos cinco municípios-alvos da operação: Itueta, Santa Rita do Itueto, Aimorés e Resplendor – todas em Minas Gerais e Baixo Guandú, no Espírito Santo. Cerca de 1.300 veículos foram vistoriados nas barreiras.

A operação foi feita sob a coordenação Geral do servidor do Ibama Gustavo Guimarães Alves.

Atribuições:
Ibama: Coordenação da operação, apoio logístico, recebimento e tratamento dos animais e lavratura de termos administrativos.

DPF: Contatos oficiais com outros Órgãos (MPF, MPE, PMMG, Delegacia de Polícia Civil) para viabilização dos mandados de busca e apreensão e levantamentos de dados (viatura descaracterizada). Lavratura de termos criminais.

DPRF: Segurança das equipes e apoio nas barreiras. Lavratura de termos criminais.
Ascom Ibama/MG

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.