Mundo
 
 
 

Operação Arapuca prende quadrilha de tráfico de animais silvestres

Brasília (04/12/2009) A Polícia Federal (PF), junto com o Ibama, deflagrou hoje a Operação Arapuca com o objetivo de desarticular uma quadrilha voltada ao tráfico de animais silvestres no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Tocantins e São Paulo. Essa é a maior Operação de combate ao tráfico na região e foram expedidos 21 mandados de prisão e 23 mandados de busca e apreensão.

O Distrito Federal, por sua localização geográfica, serve de ponto de interligação para outros estados no tráfico de animais silvestres, além do comércio. Os animais utilizados pelo tráfico são oriundos dos estados da Bahia, Maranhão, Tocantins e Goiás.

A partir de dados fornecidos pelo Ibama, a PF constatou que existe uma grande rede de tráfico de animais silvestres e anilhas falsificadas em feiras do Distrito Federal e entorno. As anilhas eram adquiridas por criadores que as solicitavam e, então, retiravam os pássaros da natureza e os vendiam como sendo regularizados. A partir daí, o Ibama/DF decidiu realizar um novo esquema de entrega: o indivíduo solicita a anilha e fiscais vão até o local verificar a existência do pássaro para, então, fornecer. Com isso, os pedidos de anilha caíram 65% do ano passado para 2009, comprovando que há uma relação direta de criadores que usam da má fé para adquirir o material.

Diante do esquema desmontado, fica evidente que não se trata apenas de crime ambiental, mas de uma cadeia de falsificação de selos públicos (anilhas), lesão ao fisco, pois o comércio ilegal não recolhe impostos, e organização por parte dos traficantes, caracterizando formação de quadrilha, crimes com maior potencial ofensivo.
Jaqueline Grangeiro
Ascom Ibama/DF

+ Mais

Embarcação burla defeso em Icapuí/CE e é apreendida

Fortaleza (03/12/2009) Na manhã de hoje (03), fiscais do Ibama, juntamente com policiais da Companhia de Policia Ambiental, a bordo da lancha Macuco Aventura III, apreenderam um barco pescando com compressor nas águas de Icapuí em pleno período de defeso da lagosta. O defeso teve início no dia 1º de dezembro. Esta é uma região de conflitos entre pescadores e o Ibama tem intensificado a fiscalização na área.

Foram encontrados apenas cinco quilos de lagosta, pois os infratores estavam ainda no início de suas atividades. Dois pescadores e o mestre foram conduzidos à Policia Federal e responderão a inquérito policial e multa de R$ 15 mil. A embarcação foi conduzida ao cais do porto do Mucuripe, em Fortaleza, onde já se encontram mais outras quatro apreendidas pelo Ibama.
Ascom/Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.