Mundo
 
 
 

Mercado de Boa Viagem vendia lagosta e caranguejos irregulares

Recife (05/02/2010) – Uma nova ação do Ibama no Mercado de Boa Viagem, na zona sul do Recife, encontrou hoje (05/02) várias irregularidades no comércio de caranguejos e lagostas. Dois boxes do mercado vendiam os crustáceos sem declaração de estoques, o que é proibido durante os períodos de defeso.

Foram apreendidos 15,9 kg de lagosta e 13,5 kg de patolas de caranguejo. Um dos estabelecimentos tinha também 1,1 kg de “pernil de lagosta”, tipo de corte que é proibido, pois descaracteriza o crustáceo e dificulta a fiscalização. O total das multas foi de R$ 3,5 mil e os proprietários deverão responder por crime ambiental, cuja pena pode chegar a 3 anos de detenção.

Para o coordenador das ações, o analista ambiental Davson Alves de Oliveira, a situação é preocupante. “Os comerciantes sabem que é proibido descaracterizar as lagostas ou vender os produtos na época do defeso sem declaração de estoque, mas como o comércio é grande, eles insistem na irregularidade”, explica. Segundo Oliveira, as fiscalizações vão continuar intensas e o Ibama vai aplicar com rigor as punições cabíveis.

O defeso da lagosta prossegue sem interrupções até 31 de maio. O do caranguejo até 05 de abril, nos seguintes intervalos: 15/02 a 20/02, 01/03 a 06/03, 16/03 a 21/03 e de 31/03 a 05/04.
Airton De Grande
Ibama Ascom/PE

+ Mais

Cobras transportadas ilegalmente são apreendidas pelo Ibama/PB

João Pessoa (05/02/2010) - O Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama da Paraíba - Cetas, recebeu nesta manhã (dia 05) duas cobras adultas, uma jibóia e uma cacavel. Ambas estavam acondicionadas em embalagens que não ofereciam segurança ao manuseio e foram entrgues à empresa Golloge -Transportes Aéreos, com destino a São Paulo. Na embalagem não havia o endereço do remetente e o destinatário seria o Instituto Butantã.

Os técnicos do Cetas estão verificando as informações para dar destino final aos réptéis que possivelamente serão devolvidos ao seu ambiente natural.
Gutemberg Pádua
Ascom Ibama/PB

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.