Mundo
 
 
 

Ibama apreende cavalos marinhos dissecados em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista (11/02/2010) - O Escritório Regional do Ibama em Vitória da Conquista, em ação vinculada à “Operação Moda Triste”, apreendeu cavalos marinhos dissecados, no comércio da cidade. O total em multa chegou a R$ 31 mil.

Espécie da Fauna Silvestre Brasileira, os cavalos marinhos estão na lista de animais sobreexplotados, em alguns estados sua captura é proibida.
Andréia da Mata Lula
Ibama/BA

+ Mais

Ibama apreende artefatos no Ver-o-Peso em Belém

Belém (11/02/2010) - O Ibama realizou ontem (10/02) em todo o país a Operação Moda Triste II, com o objetivo de inibir a comercialização ilegal de partes de animais da fauna silvestre brasileira tais como peles, penas, dentes em artesanato e acessórios de decoração e moda.

Na Superintendência do Ibama no Pará, a operação contou com agentes ambientais federais e policiais do Batalhão de Policia Ambiental, e lavrou 15 autos de infração, que totalizaram R$ 545.500,00. Foram apreendidos 765 artefatos ou partes de animais silvestres, que incluíam colares e brincos com penas, facas e bastões com dentes e couro de jaguatiricas, braceletes de couro de cobras, além de sacos com dentes e penas para uso em artesanato.

Um caso a parte são os artefatos de uso pretensamente medicinal e religioso, que eram comercializados no Mercado do Ver-o-peso, o mais tradicional da capital paraense, onde foram apreendidos órgãos sexuais e olhos de botos, gordura (óleo) de jibóias, poraquês e antas, além de milhares de espinhos de ouriço-cacheiro ou cuandu, que são vendidos para trabalhos de proteção de casas e lojas.

Dezenas de frascos de “garrafadas” destinados pretensamente a ganhar dinheiro, conquistas amorosas ou somente servir de enfeite, com partes de animais como cobras, botos, lagartos, jacarés ou jabotis foram retirados das barracas do tradicional mercado.

Os agentes e analistas ambientais da Divisão de Fauna e Pesca (Difap) e de Controle e Fiscalização (Dicof) estão em contato com a associação dos comerciantes de ervas do Ver-o-peso para esclarecer sobre crimes ambientais e providenciando palestras de educação ambiental para que no futuro este crime não se repita.

O Ibama alerta que comprar ou comercializar animais silvestres ou partes destes animais é extremamente prejudicial à natureza, pois para cada animal retirado da natureza, muitos outros morreram em armadilhas ou feridos pelos caçadores que não conseguiram alcançar suas vitimas, ficando sem aproveitamento algum para o caçador e principalmente para a natureza.
Alex Lacerda de Souza
Ibama/PA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.