Mundo
 
 
 

Ibama apreende pássaros no carnaval em Rio Grande/RS

Rio Grande (18/02/2010) - Durante o feriadão de carnaval, a fiscalização do Escritório Regional de Rio Grande/RS, atendendo a denúncias recebidas, intensificou o combate à prática de manter aves silvestres em cativeiro sem licença do órgão competente. Foram recolhidos nos municípios de Rio Grande e São Lourenço do Sul, 21 espécimes, como canário-da-terra, coleirinho, tiê, caturrita, papa-figo e bico-duro. Duas espécies apreendidas constam de listas oficiais como especialmente protegidas: cardeal (Paroaria coronata) e coleiro-do-brejo (Sporophila collaris). Foram lavrados R$ 33 mil em multas. Segundo o chefe do Esreg Rio Grande, Luiz Louzada, as ações de fiscalização continuarão em outros municípios próximos, uma vez que há mais denúncias a serem investigadas.
Ibama/Rio Grande/RS

+ Mais

Lagosta de Defeso é apreendida no mar de Fortaleza

Fortaleza (19/02/2010) - Fiscais superintendência do Ibama no Ceará apreenderam hoje 600 metros de rede caçoeira. No dia 18/02 cerca de 40 lagostas miúdas e 1500 metros de rede caçoeira já tinham sido apreendidos. A lagosta está em época de defeso, onde não é permitido a pesca do animal de qualquer tamanho, até 31 de maio.

A lagosta foi apreendida com pescadores artesanais que atuam no mar de Fortaleza e Cumbuco em Caucaia. São normalmente comercializadas por vendedores ambulantes nas praias da capital e região metropolitana.

Mais uma vez a lei da oferta e procura entra em ação. Se a população não consumir lagosta miúda destes ambulantes em época de defeso, conseguiremos diminuir o crime ambiental, pois não o produto não terá vazão.

Os fiscais da superintendência do Ibama no Ceará continuarão a efetuar a fiscalização em terra, visitando os estabelecimentos que comercializam o crustáceo, e no mar, abordando as embarcações pesqueiras irregulares.
Mariangela Bampi
Ascom Ibama/CE

+ Mais

Pássaros da fauna silvestre são apreendidos na Operação Via Ápia de combate ao Tráfico de animais em rodovias do país

Vitória (19/02/2010) - A Operação Via Ápia, que começou nesta quinta feira (18) e vai até o final de fevereiro, apreendeu 85 pássaros da fauna nativa silvestres em três municípios do Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim , Alfredo Chaves e Vitória. Foram 27 autos de infração e mais de R$ 85 mil aplicados em multas.

Segundo os Agentes Ambientais que atuaram na ação, animais de três espécies ameaçadas de extinção foram encontrados nos cativeiros ilegais de fauna, são elas: Sabiá da Mata, Azulão e Catatau. A Operação Via Ápia é nacional e foi iniciada no Espírito Santo, pois as rodovias que cortam o estado são uma das rotas mais utilizadas pelos traficantes de pássaros da fauna nativa silvestre.

Quatro equipes atuaram no estado. Uma denúncia de Linha Verde também foi atendida durante a Operação e 26 pássaros silvestres foram apreendidos em uma residência no Bairro de Jardim da Penha. Um Azulão e um Sabiá da Mata, ameaçados de extinção, foram encontrados no local.

Todos os pássaros apreendidos nesta ação foram encaminhados para o Cereias, Centro de Reintrodução de Animais Selvagens, localizado no Município de Aracruz. Os animais passarão por um período de readaptação para serem devolvidos ao seu habitat natural.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.