Mundo
 
 
 

Operação piracema no Rio Paranaíba apreende pescados

Goiânia (08/02/2010) - Agentes de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Catalão/GO, em conjunto com policiais militares do 18º Batalhão da PM e do 5º SGI do Corpo de Bombeiros Militar baseados em Catalão, realizaram nesta semana a Operação Piracema no Rio Paranaíba e seus afluentes, nos municípios de Cumari, Três Ranchos, Davinópolis, Ouvidor, Goiandira, Anhanguera e Catalão, buscando coibir e flagrar a pesca empreendida por possíveis infratores neste período proibido para tal na legislação em vigor.

Com a operação foram apreendidos 101 quilos de peixes, presos em redes no leito do rio; 1800 metros de rede; 2640 metros de espinhel; um jiqui e 63 bóias de garrafas pet. Ao material apreendido será dada a destinação prevista em lei e os pescados já foram doados para instituições filantrópicas de Catalão. Sendo entregues 49 quilos de peixes à Fundação Espírita Antero C. Carvalho, que cuida de idosos, e 52 quilos à Casa da Criança.

O chefe do escritório de Catalão, Stanley Vaz dos Santos, ressaltou a importância da participação dos parceiros nas operações como esta, pois aumentam a capilaridade deste Instituto na defesa do meio ambiente.
Mirza Nóbrega
Ascom Ibama/GO

+ Mais

Tambores apreendidos serão utilizados nas praias do Ceará

Fortaleza (08/02/2010) - Em atividades de combate à pesca predatória da lagosta, o Ibama apreendeu uma enorme quantidade de tambores que seriam utilizados para a construção de marambaias. Hoje parte desse material, cerca de 120 tambores, terão novo destino. Eles foram doados à Prefeitura Municipal de Paracuru e serão utilizados como recipientes de coleta de resíduos sólidos nas barracas de praia. Assim, o material que seria utilizado para cometer um crime ambiental recebe destinação útil e benéfica à sociedade, evitando assim, a construção de novas marambaias.

Marambaias são recifes artificiais colocados no fundo do mar usados como dispositivo de agregação de peixes e lagostas. Vale lembrar que a implantação e o descarte de estruturas artificiais em ambientes aquáticos promovem alterações duradouras ou permanentes nos ecossistemas, podendo afetar dessa forma o equilíbrio ecológico e os recursos naturais, sobretudo os estoques pesqueiros. O uso desses atratores artificiais é regularizado e normatizado pelas IN n° 125, de 18/10/2006 e IN n° 138, de 06/12/2006.

O Superintendente em Exercício do Ibama no Ceará, Francisco João Moreira Juvêncio, afirma que já existe um compromisso da Diretoria de Biodiversidade e Floresta –DBFlo e Diretoria de Proteção Ambiental Dipro em montar uma operação de retirada de marambaias do mar.

As informações sobre a localização dessas marambais são coletadas de GPS apreendidos junto a embarcações que cometem os crimes ambientais. De posse a essas coordenadas, o setor de georrefernciamento está fazendo um mapa da localização das marambais clandestinas existentes no litoral cearense.
Mariangela Bampi e Izabelle Pitombeira
Ascom Ibama/CE

+ Mais

Operação de fiscalização apreende 60 pássaros no interior do Ceará

Fortaleza (08/02/2010) - Encontram-se no Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas, da Superintendência do Ibama no Estado do Ceará 60 aves apreendidas em operação realizada nos municípios de Quixadá e Cascavel no interior do estado. Os fiscais encontraram varias espécies como sabiá branca, sabiá barranco, corrupião, primavera, galo de campina, gavião pega pinto, sanhaçus azuis, bicudo, pipira preta, caboclinho e canário da terra.

Na residência onde foram encontrados 36 canários da terra, constatou-se que o infrator era reincidente pois já havia sido pego em flagrante durante o estouro de uma rinha em Quixadá no mês de abril do ano passado.

Os animais receberão tratamento adequado e poderão ganhar a liberdade após um período de recuperação no Cetas.
Mariângela Bampi
Ascom Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.