Mundo
 
 
 

123 aves são apreendidas na Feira da Sulanca de Caruaru

Recife (23/02/2010) - Na primeira operação deste ano, em Caruaru, o Ibama PE apreendeu na manhã desta terça (23), 123 aves na Feira da Sulanca da cidade. A operação aconteceu em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil, onde oito pessoas foram autuadas e conduzidas a Delegacia Regional. Foi feito um novo flagrante e, na residência de um dos autuados, o senhor Carlos José de Miranda, foram encontradas ainda 20 gaiolas de captura e mais quatro aves, ele foi preso e saiu após ter pago fiança.

Entre as aves apreendidas estavam o Pintassilva, ave ameaçada de extinção, Bigodinhos, Galos-de-Campina, Azulões, Patativas, Caboclinhos, Rolinhas, Concriz e Sabiás. Alguns bichos já passaram por triagem e foram devolvidas à natureza.

No ano passado, mais da metade dos animais silvestres apreendidos pelo Ibama foram na Feira de Caruaru. O hábito de comercializar animais silvestres parece persistir por lá, assim como as operações do Ibama. O Ibama alerta que manter animais silvestres sem autorização - em qualquer quantidade - é crime ambiental e resulta em multas e processos criminais.
Giuseppe Bandeira e Airton De Grande - Ascom Ibama/PE
Fotos: Giuseppe Bandeira - Ascom Ibama/PE

+ Mais

Sob carga de arroz, caminhão transportava pescados e animais silvestres abatidos

Santa Maria (24/02/2010) - O Escritório Regional do Ibama em Santa Maria/RS, em ação conjunta com a 9ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, realizou no dia 19 de fevereiro último ação de fiscalização na BR-158, em Santa Maria-RS, oportunidade em que abordou o caminhão Mercedes Benz L-1622, placas IKG-7913, o qual escondia, sob carga de arroz a granel, animais silvestres abatidos, grande quantidade de pescados, armas de caça e petrechos de pesca. A carga de arroz provinha do município de Dom Pedrito e seria descarregada em Agudo, ambos no Rio Grande do Sul. O motorista do caminhão assumiu a responsabilidade pelas irregularidades.

Foram encontradas as carcaças, abatidas a tiros, de uma lebre e de duas marrecas, não sendo possível identificar à quais espécies pertenciam, além de 60 kg de pescado de água doce. O infrator portava, também, 15 engodos para a caça de marrecas (“marrecas-chama”, de plástico), quatro redes de pesca de malha predatória (30mm), duas espingardas cano duplo calibre 12, uma cartucheira de cintura, 316 cartuchos calibre 12, carregados, e 11 cartuchos do mesmo tipo, deflagrados.

Mediante as infrações constatadas, o Ibama aplicou dois autos-de-infração ao motorista do caminhão, um por caça de animais da fauna silvestre e outro por pesca em quantidade superior à permitida, acrescida da utilização de petrechos proibidos. Os animais, armamentos e petrechos relacionados às infrações foram apreendidos, sendo a carne (animais e pescados) imediatamente doada ao Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria. O valor total das multas atingiu R$ 3.200,00.
Tarso Isaia
Ibama Santa Maria/RS

+ Mais

Escritório Regional de Cachoeiro de Itapemirim apreende palmito nativo ameaçado de extinção na comunidade de Castelinho

Vitória (24/02/2010) - Em uma residência, na Comunidade de Castelinho, foram encontrados trinta quilos de palmito da espécie Jussara, que está ameaçada de extinção. Segundo os Agentes Ambientais do Ibama a ação foi realizada pela proximidade com a Semana Santa onde o consumo deste tipo de produto aumenta.

Na residência do autuado foram encontrados restos e fibras do Palmito Jussara, o que caracterizou o crime ambiental, 56 conservas pronta para consumo, 600 embalagens vazias e diversos utensílios domésticos. Todo o material foi apreendido e levado para o Escritório do Ibama em Cachoeiro de Itapemirim.

O Ibama informa que o palmito Jussara, por ser uma espécie nativa, precisa ter sua origem confirmada para a segurança dos próprios consumidores. “A ingestão desse tipo de produto sem o devido controle de procedência, além de crime ambiental, pode acarretar em problemas de saúde”, informa um dos analistas ambientais do Instituto.

A multa aplicada foi de R$ 12,6 mil. A fiscalização ocorreu após denúncia de moradores da região de Castelinho. O cidadão que quiser denunciar crimes ambientais pode entrar em contato com o Instituto através do Sistema Linha Verde do Ibama no telefone 0800 61 8080. As ligações são anônimas. O denunciante precisa ter o endereço correto do local, um ponto de referência e o primeiro nome do infrator. A clareza de informações no momento da denúncia é um dos pontos determinantes da realização das ações de fiscalização do Ibama.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.