Mundo
 
 
 

Casa no Cabanga escondia quase 60 pássaros ilegais

Recife (22/02/2010) - O Ibama PE apreendeu na manhã de hoje (22/02) 59 aves no bairro Cabanga, na Zona Sul de Recife. A operação denominada “Vôo Livre” foi realizada em conjunto com a Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Civil e a Brigada Ambiental do município. O proprietário das aves não foi encontrado mas será intimado a comparecer na polícia ainda nesta semana. Ele deverá ser multado em R$ 29,5 mil e poderá ser condenado a até um ano de detenção.

Todas as aves apreendidas eram passeriformes (passarinhos). Entre elas havia animais de canto, como canários e pixoxós, de bela plumagem como o sangue-de-boi e até animais sem interesse comercial, como tico-ticos e bem-te-vis.

O Ibama alerta que manter animais silvestres sem autorização – em qualquer quantidade - é crime ambiental e resulta em multas e processos criminais. Pessoas que possuem animais silvestres em cativeiro devem entregá-los na sede do Ibama, à Av. 17 de Agosto, 1057, Casa Forte, Recife. Essa é a única maneira de ficar isento das penalidades.

Veja abaixo a lista dos animais apreendidos:
Sabiá - 02
Canário - 16
Chorão - 02
Galo de Campina - 03
Estevão da Bahia - 12
Sangue-de-Boi - 02
Sanhaçu - 08
Papa Capim - 02
Tico Tico - 02
Caboclinho - 01
Papa Capim Golado - 01
Bem te vi - 01
Graúna - 01
Cardeal - 03
Pixoxó - 02

Airton De Grande e Giuseppe Bandeira - Ascom Ibama/PE
Fotos: Giuseppe Bandeira

+ Mais

Ibama apreende pássaros em Ji-Paraná/RO

Ji-Paraná (24/02/2010) – Ontem (23/02) em atividade de fiscalização para atendimento a denúncias, uma equipe do Núcleo de Fauna - Dicof da Gerência Executiva do Ibama em Ji-Paraná apreendeu 30 espécimes de passeriformes, 30 gaiolas e três gaiolas para captura. Os responsáveis foram autuados por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem a devida licença do órgão competente, o valor total das multas chegou a R$ 15.000,00.

Os pássaros apreendidos são da espécie Curió (Oryzoborus angolensis) e Coleiro-papa-capim (Sporophila caerulescens). Sendo o Curió a espécie mais procurada e valorizada por criadores no estado de Rondônia, devido ao seu belo canto.

Os pássaros encontram-se sobre cuidados do Núcleo de Fauna em Ji-Paraná onde passarão por um período de quarentena para adequada destinação. As ações de fiscalização continuarão em Ji-Paraná e municípios vizinhos, assim como as vistorias em criadores amadoristas de passeriformes da fauna silvestre brasileira.
Ibama Ji-Paraná/RO

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.