Mundo
 
 
 

Ibama fiscaliza construção civil em Operação Térmitas no Mato Grosso do Sul

Campo Grande (25/02/2010) - Termina agora à tarde a primeira etapa da operação de fiscalização do Ibama no setor de construção civil do Estado de Mato Grosso do Sul. As equipes de fiscais do Ibama encontram várias irregularidades administrativas no consumo de madeiras no setor de construção civil no Estado. De 77 empresas fiscalizadas em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, 48 foram notificadas por irregularidades administrativas e duas autuadas. A maioria delas por falta de Cadastro Técnico Federal no Ibama.

A fiscalização também flagrou um caminhão com 600 lascas de itaúba – 16,25 metros cúbicos de madeira sem o DOF em Campo Grande. O caminhão foi apreendido pelo Ibama e foi lavrado multa de R$4.875,00 para a madeireira que comercializou as lascas sem documentação e a mesma multa para o proprietário do caminhão que transportava a madeira também sem documentação.

A operação de fiscalização, de caráter nacional foi realizada em 20 Estados brasileiros e em Mato Grosso do Sul contou com a participação de várias equipes de fiscais do Departamento de Proteção Ambiental do Ibama no Estado.

Para Luiz Benatti, chefe do Departamento de Proteção Ambiental responsável pela fiscalização no Estado, a operação térmitas é continuidade do esforço do Ibama nacional e em Mato Grosso do Sul de controlar a comercialização e a extração de madeira ilegal do bioma amazônico que fornece a maior parte da madeira consumida no centro-sul do país e em Mato Grosso do Sul.

Esse esforço do Ibama também contempla a extração ilegal de madeiras nobres dos remanescentes de mata Atlântica existentes no Estado. “Nós fizemos várias operações de fiscalização do comércio de madeira nos últimos anos aqui no Estado, desde a entrada da madeira ilegal aqui, o transporte dentro do território do Estado, passando pela fiscalização do setor madeireiro e distribuidoras e agora foi a vez da ponta da comercialização final,”, diz ele, que engloba a construção civil, também grande consumidora desse material.
Mariza Pontes de Oliveira
Ascom Ibama/MS

+ Mais

Agentes Ambientais multam empresa de engenharia por aterrar área de manguezal em Cariacica

Vitória (25/02/2010) - Agentes Ambientais do Ibama multaram e embargaram uma obra que aterrava uma área de manguezal no Município de Cariacica. O dono do terreno e a empresa de engenharia foram multados em R$ 20 mil cada.

Segundo os Agentes, que estiveram no local, a obra não possuía licença ambiental e o manguezal estava sendo aterrado para se transformar em pasto. A Blokos Engenharia é a empresa responsável pela obra.

A área do aterro está embargada. Os autuados nessa ação possuem 20 dias para apresentarem suas respectivas defesas junto ao Ibama. Mais ações contra degradação ambiental vão ocorrer até o final da semana em toda Grande Vitória.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.