Mundo
 
 
 

Ibama realiza uma das maiores apreensões da
região de Eunápolis de madeira de Mata Atlântica

Eunápolis (26/02/2010) Ontem (25/02), fiscais do Ibama apreenderam, por meio da Operação Termitas, em duas carpintarias clandestinas, 170 m3 de madeira de Mata Atlântica armazenada e retirada de forma ilegal, sem documentação de origem. O bioma é protegido e possui regras específicas de corte. As carpintarias foram descobertas por meio de denúncia feita à Gerência Executiva do Ibama em Eunápolis/BA. O maquinário utilizado no processamento da madeira, com valor de R$ 57 mil, também foi apreendido e está sendo retirado do local. A ação na região está sendo realizada em conjunto com a Companhia de Policia de Proteção Ambiental – Coppa.

As carpintarias localizavam-se em Camacan/BA. Toda a madeira foi retirada do local. Ficaram como fiéis depositários a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros de Itabuna/BA e a Prefeitura de Itajuípe/BA. Os responsáveis pelos crimes ambientais já foram identificados e diligências estão sendo realizadas para sua localização, após o que, serão lavrados os devidos autos de infração e encaminhadas as comunicações de crime ao Ministério Público.

A operação está sendo coordenada pelo analista ambiental André Pereira dos Santos, da Gerência-Executiva e, por parte da Coppa, pelo tenente Eliezer Santos Ribeiro.
Henrique Jabur
Gerex Eunápolis/BA

+ Mais

Ibama realiza fiscalização de madeira em construção civil em Goiás

Goiânia (26/02/2010) Fiscais do Ibama/GO deflagraram na manhã de 24/02, concluindo na tarde desta sexta-feira (26/01), a Operação Térmitas, com o objetivo de fiscalizar a origem da madeira que está sendo utilizada na construção civil em Goiás. Construtoras de todo país estão sendo fiscalizadas nesta operação num esforço do Ibama em controlar a comercialização e a extração de madeira ilegal do bioma amazônico, que fornece a maior parte da madeira consumida no centro-sul do país.

Em Goiás, quatro equipes de fiscais do Ibama, acompanhados por policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, desenvolveram ações fiscalizatórias nos escritórios, depósitos e canteiros de obras. Foi solicitado das empresas vistoriadas a comprovação da origem da madeira por meio do Documento de Origem Florestal - DOF ou de Guias Florestais - GF, a apresentação do licenciamento ambiental e do registro no Cadastro Técnico Federal - CTF junto ao Ibama.

As construtoras visitadas em Goiânia receberam notificação para providenciarem o CTF e encaminharem ao instituto cópia das notas fiscais acompanhadas do respectivo DOF dentro do prazo estabelecido.

Nos casos em que houve suspeita de utilização de essências protegidas por lei, portanto, de corte proibido, foi feita a separação da madeira, a colocação de lacre e a retirada de amostra para comprovação por meio de exame no laboratório do Serviço Florestal Brasileiro/MMA, em Brasília. A suspeita, em sendo comprovada, será lavrado o Auto de Infração e o material será todo apreendido, além de serem emitidas multas.
Mirza Nóbrega
Ascom/Ibama-GO

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.