Mundo
 
 
 

Ibama MS multa caçadores de onças pegos em operação conjunta com a PF

Campo Grande (22/07/2010) - Oito dos dez presos em flagrante na operação Jaguar realizada pelo Ibama MS em conjunto com a Polícia Federal foram multados pela instituição pela prática de caça ilegal de animais silvestres ameaçados de extinção.

As multas, que somam 55 mil reais foram lavradas por Gilberto Alves da Costa, chefe do escritório regional do Ibama de Corumbá em Mato Grosso do Sul e Ademir Ribeiro, da fiscalização do Ibama que participaram diretamente das operações que resultaram na prisão da quadrilha que organizava safáris para estrangeiros, de caça e matança de onças no Pantanal de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e sul da Amazônia.

Três presos, incluindo o chefe da quadrilha Eliseu Augusto Sicoli, responsáveis pela organização dos safáris foram multados em 10 mil reais cada um e os 5 estrangeiros: quatro Argentinos e um Paraguaio foram multados em 5 mil reais cada um.

Segundo Gilberto Alves, as multas dizem respeito apenas aos presos pegos em flagrante numa fazenda no município de Sinop no Estado de Mato Grosso anteontem pela manhã. Outras multas e penalidades administrativas poderão ser impostas pelo Ibama à quadrilha, no desenrolar das investigações e de novas prisões que já estão com mandados expedidos, dentre elas a do “Tonho da Onça” que está foragido e é considerado um dos maiores caçadores de onças do país.

Gilberto explica que as multas foram aplicadas com base nos materiais encontrados com a quadrilha no ato do flagrante. E foram em dobro para os organizadores dos safáris por se tratar de matança de animais ameaçados de extinção como é o caso da onça pintada.

De acordo com David Lourenço, Superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, “ a sociedade sul-matogrossense não admite mais a matança indiscriminada de animais silvestres”. Ele afirma ainda que além da proibição de caça desses animais estar contemplada na própria Lei de Crimes Ambientais, há a ameaça à biodiversidade do biomas Pantanal e Amazônico em que se davam os safáris, por se tratar do abate de animais em risco de extinção.
Mariza Pontes de Oliveira - Ascom Ibama/MS
Fotos: Escritório Regional de Corumbá-Ibama MS

+ Mais

Ibama apreende pássaros silvestres com anilhas adulteradas em residência em Vargem Alta, região sul do Estado

Vitória (21/07/2010) - Quinze pássaros silvestres, das espécies catatau, trinca ferro e coleiro, foram apreendidos em uma residência de Vargem Alta, região sul do Espírito Santo. Segundo os Agentes Ambientais todas as anilhas, documento individual de cada espécime registrado junto ao Ibama, estavam adulteradas.

Além da multa de R$ 31 mil, o responsável pela criação ilegal vai responder por falsificação. Toda a documentação será encaminhada para o Ministério Público, onde o autuado vai responder a processo criminal.

Anilhas são anéis de alumínio de tamanho específico para cada espécie e numeração exclusiva, assim como uma carteira de identidade, que é colocado na perna do pássaro ainda filhote. Os animais apreendidos serão encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais - Cereias, no Município de Aracruz, para serem recuperados e devolvidos à Natureza.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.