Mundo
 
 
 

Aves apreendidas são repatriadas de Araçatuba para Mato Grosso

São Paulo (17/09/2010) – 153 filhotes de aves, sendo 140 papagaios-verdadeiros, nove papagaios-galegos e quatro maritacas foram devolvidos pelo escritório do Ibama em Araçatuba ao Mato Grosso do Sul, local de origem. Os pássaros foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual em Penápolis/SP no último dia 14, por meio de abordagem noturna a veículo na rodovia SP-425.

As aves estavam sendo transportadas de maneira precária em quatro pequenas gaiolas ocultas por um cobertor no banco traseiro do veículo, onde estavam sentadas três pessoas. Conforme declarou o infrator, as aves foram adquiridas de duas pessoas intermediárias do tráfico de animais na cidade de Presidente Prudente/SP por R$ 8 mil e seriam vendidas ao preço de R$ 100 reais cada na região da Grande São Paulo.

Como não há Centro de Triagem de Animais Silvestres - Cetas próximo ao local da apreensão, as aves recebidas pelo Ibama foram encaminhadas, temporariamente, ao campus da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp em Araçatuba, onde quatro alunos voluntários realizaram os trabalhos de higienização e alimentação das aves, visando recuperá-las. Neste período, as aves foram alimentadas individualmente quatro vezes ao dia, sendo as despesas bancadas pelos próprios alunos.

Com o apoio do Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama em SP foi acertada a destinação das aves ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres - Cras, em Campo Grande/MS, órgão mantido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, já que as aves eram oriundas daquele estado.

As aves foram transportadas ao seu destino durante a madrugada, pois neste período a temperatura ambiente é mais amena. O transporte feito durante o período mais quente do dia poderia ocasionar algum óbito.

De acordo com os técnicos do Ibama em Araçatuba, a operação de repatriação dos animais foi um grande sucesso, pois todos os animais chegaram em excelente estado de saúde àquele Centro, não se registrando qualquer perda durante o transporte. A devolução dos pequenos filhotes ao local de origem, em que alguns não apresentavam sequer uma semana de vida, alerta a população para os cuidados que devem ser tomados quando se trata da preservação da fauna silvestre, e ainda, mostra como é feita a destinação correta dos animais apreendidos pela fiscalização ambiental.

Segundo a zootecnista Ana Paula, funcionária do Cras, os filhotes acolhidos receberão cuidados especiais até terminarem a fase de recria, para que posteriormente possam ser introduzidos em programas de readaptação ao seu habitat natural. Quando estiverem aptos a serem devolvidos à natureza, as aves deverão ser soltas na região do Pantanal Sul mato-grossense.
Ibama/Araçatuba/SP

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.