Mundo
 
 
 

Ibama e PM apreendem animais silvestres, carne de caça, armamentos e munição em Balsas/MA

Balsas (20/09/2010) – O Escritório Regional do Ibama em Balsas e o 4º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão apreenderam em um estabelecimento comercial, na tarde do último dia 31, 12 animais da fauna silvestre, 15 kg de carne de caça, cinco armas de fogo, seis armas de pressão, 10.500 munições dos mais variados calibres, além de diversos outros petrechos utilizados para a caça.

A ação dá continuidade ao esforço dedicado à coibição da prática de caça. O estabelecimento era o principal fornecedor de armamentos e munições aos praticantes dessa conduta ilegal. As multas ultrapassaram os R$ 30 mil e tiveram como base o Art. 24 do Decreto Federal 6.514/2008 (Infrações administrativas ambientais). Haverá também a responsabilização criminal e civil, conduzidas, respectivamente, pela Polícia Civil e pelo Ministério Público.

O chefe da equipe do Escritório Regional do Ibama em Balsas, o analista ambiental Felipe Seino dos Santos, declara que “estão sendo colhidos os frutos plantados na ocasião em que esse Escritório ministrou uma palestra de Legislação Ambiental aos policiais do 4º Batalhão da Polícia Militar do Maranhão” conclui dizendo que “desde então as ações conjuntas tornaram-se mais constantes”.
Ibama/MA

+ Mais

Operação Bicho Solto II autua criador ilegal de animais silvestres em Aribiri, Vila Velha/ES

Vitória (29/09/2010) - A Operação Bicho Solto, que combate o tráfico de animais nativos silvestres, resgatou 51 pássaros da fauna silvestre brasileira. O responsável pelo cativeiro ilegal foi autuado em R$28 mil e teve todo o seu plantel apreendido.

Segundo o Coordenador da Operação, o criador não possui registro junto ao Ibama e todos os pássaros serão encaminhados para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens - Cereias, no município de Aracruz. Após período de quarentena no Centro, onde diversos exames clínicos e laboratoriais serão realizados, os animais serão reabilitados para serem devolvidos à Natureza.

Entre as espécies apreendidas se encontram o trinca ferro, coleiro, sabiá da mata (ameaçada de extinção), coleiro, tico-tico e Melro. Manter espécimes da fauna silvestre em cativeiro, sem a devida autorização do Ibama, é crime.

O autuado possui 20 dias para apresentar sua defesa junto ao Instituto e terá de responder a processo criminal junto ao Ministério Público. A Operação Bicho Solto continua esta semana na Grande Vitória e a expectativa é que mais apreensões aconteçam até o final desta quinta feira.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.