Mundo
 
 
 

Operação Carcará apreende mil pássaros e aplica R$600 mil em multa no norte de Minas

Belo Horizonte (17/09/2010) - A Operação Carcará realizada no norte de minas apreendeu até agora 500 pássaros e aplicou multas no valor total de R$ 600 mil. Como efeito da Operação já foram recolhidos mais 460 aves entregues voluntariamente ao Ibama.

Segundo o chefe do Ibama em Montes Claros, Berilo Maia, a Carcará deve se tornar uma campanha permanente. “A operação seria encerrada, mas, devido aos resultados, não tem data para acabar. Muitos criadores tem feito a entrega voluntária de animais com anilhas suspeitas, por medo de serem autuados”.

Já foram fiscalizados mais de 60 criadores de pássaros e apreendidos, dentre outros, sabiás, pássaros-pretos, trinca-ferro, cardeal do sul (de ocorrência no Rio Grande do Sul). Além de espécies ameaçadas de extinção como o pixoxó e cigarrinha verdadeira (ambos de ocorrência na mata atlântica litorânea), bicudo e curió. As aves estão sendo encaminhadas para as unidades com centros de triagem de animais silvestres em Minas. Algumas apresentavam mutilações e sinais de maus tratos.

Inteligência
A operação é realizada em treze municípios norte-mineiros e teve início no dia 6 de setembro. A analista ambiental do Ibama Ariane Machado informa que os criadores estão burlando as anilhas de filhotes para animais adultos, caracterizando comércio ilegal. O analista ambiental Daniel Dias revela que os animais sofrem muito com essas ações, e agora precisam passar por uma triagem e, nesses casos, há necessidade de soltura para o habitat natural, uma vez que muitos deles acabam morrendo por causa de maus tratos.

A operação foi deflagrada após investigação do Núcleo de Inteligência do Ibama em Minas Gerais sobre adulteração e falsificação de anilhas, inserção de dados fraudulentos ou inconsistentes no sistema informatizado de gestão de fauna do Ibama - Sispass e alguns criadores foram sorteados ao acaso.

Participam agentes do Ibama, além de policiais civis de Montes Claros, sob a coordenação do Núcleo de Fiscalização do Ibama/MG, tendo como base de apoio o Escritório em Montes Claros.
Valdo Veloso
Ascom Ibama/MG

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.