Mundo
 
 
 

Ibama e Polícia Federal realizam operação em Colniza/MT

Brasília (04/11/2010) – Na manhã de 27/10, quinze policiais federais e nove fiscais do Ibama realizaram nova operação conjunta no extremo noroeste do Mato Grosso, desta vez, na zona rural de Colniza/MT, com o intuito de reprimir o desmatamento ilegal que vem ocorrendo sistematicamente naquela região, cujo resultado foi a prisão de nove pessoas e a apreensão de seis caminhões, dois tratores e quatro motosserras.

A ação faz parte da chamada Operação Arco de Fogo, desenvolvida há mais de dois anos na região com a missão de combater o violento desmatamento que está ocorrendo na selva amazônica há décadas. Uma das áreas fiscalizadas foi a chamada “Fazenda Bauru”, onde vivem dezenas de famílias com título de ocupação absolutamente precário e na qual a mata nativa, em quase todos os lotes, foi praticamente dizimada, seja pelo corte ilegal, seja pelas queimadas.

Os fiscais do Ibama e os policiais federais percorreram vasta área da fazenda e terras adjacentes, como a região conhecida como Capa Mansa, constatando, além da devastação da mata, intensa grilagem de terra, o que causa conflitos frequentes na região, inclusive, com mortes de pessoas em um passado bem recente.

Segundo informações coletadas e vestígios do local, existem muitas toras de madeira cortada, as quais estão sendo retiradas e aprendidas, com posterior processo de doação pelo Ibama a entidades beneficentes. Na área, não existe plano de manejo florestal sustentável (PMFS) e toda a madeira é retirada, saindo ilegalmente.

Os infratores, ao serem interrogados preliminarmente, informaram que se negariam a informar a quem se destinava a madeira, dizendo aos agentes federais que, caso declinassem nomes, não “durariam muitos dias”, seriam executados pelos madeireiros, pois, nesse ramo, existe muita violência que, por vezes, nem sequer chega ao conhecimento das autoridades constituídas.

Também disseram, sem nenhuma base fática, que estavam comprando a madeira de “algum sitiante”, de quem que não sabiam o nome, e que a madeira seria vendida na cidade de Colniza, aonde chegariam com o caminhão de tora, às vezes, uma imensa julieta (caminhão duplo), quando, então, alguém comprava para alguma madeireira de proprietário desconhecido.

O que se pode observar, ainda na cidade de Colniza, é que caminhões sem a menor condição de trafegabilidade, muitos sem placas e extremamente velhos, transportam livremente a madeira sem ser detidos pelas autoridades de trânsito, que, com medidas administrativas, poderiam reprimir a atividade criminosa.

Conforme fontes da Polícia Federal e do Ibama, esse tipo de operação será intensificada na região, decretando-se “tolerância zero” ao comércio clandestino de madeiras, sendo os extratores enquadrados criminalmente, além dos crimes ambientais, nos crimes de furto e formação de quadrilha, considerando-se a integração entre extratores de madeira, transportadores e madeireiras, uma vez que a maioria da madeira extraída é oriunda de terras que não pertencem aos envolvidos.

Várias madeireiras da cidade de Colniza foram visitadas por policiais federais e fiscais do Ibama, sendo aplicadas diversas notificações e multas em virtude de várias irregularidades constatadas.

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.