Mundo
 
 
 

Ibama deflagra operação contra o desmatamento em Rondônia

Porto Velho (21/03/2011) – Teve início em 03 de março e não tem prazo para terminar a operação Guardião da Amazônia, composta, inicialmente, por sete policiais militares e sete fiscais do Ibama e organizada para conter o desmatamento na região de União Bandeirantes, município de Porto Velho/RO.

Na região, encontra-se uma grande quantidade de pequenos desmatamentos, cerca de 30 ha cada, realizados em terras públicas matriculadas em nome do governo federal. Os terrenos foram invadidos por centenas de famílias que desmatam para abrir a área e boa parte da madeira é vendida para serrarias clandestinas de União Bandeirantes.

Foram lavrados até o momento 29 autos de Infração, que se referem não apenas a desmatamentos mas também a empreendimentos não licenciados, uso de motosserras sem registro, entre outros ilícitos, resultando no embargo de 450 ha, cerca de R$ 3,5 milhões em multas, apreensão de 2 caminhões e 13 motosserras e no encaminhamento de seis pessoas à Central de Polícia em Porto Velho, à superintendência da Polícia Federal e à delegacia de Nova Mamoré.

A região foi responsável por 14% do desmatamento da Amazônia Legal em dezembro de 2010, fato que originou a organização da operação acima citada. De acordo com o superintendente do Ibama em Rondônia, César Luiz da Silva Guimarães, “como o instituto tem ação supletiva, vem agindo de forma pontual nas regiões que apresentam aumento expressivo de desmatamento, o que tem sido comum em nosso estado e contrariado a tendência geral do Brasil uma vez que a palavra de ordem da Instituição é desmatamento zero”.
Ascom/ Ibama/RO

+ Mais

Apreendidos de mais de 8 mil metros de caçoeira em Guarapari/ES

Vitória (22/03/2011) Oito mil metros de rede caçoeira foram aprendidos nesta tarde, no Município de Guarapari/ES, por Agentes Ambientais Federais do Ibama e PM Ambiental durante a Operação Argus. O responsável pela rede, além de ser multado, terá seu barco apreendido e será encaminhado para o DPJ do Município.

As multas ainda estão sendo calculadas. A rede caçoeira é proibida desde 2007. Segundo estudos, os impactos ambientais causados por esse apetrecho são extremamente prejudiciais ao meio ambiente. A então Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap), atual Ministério da Pesca, comprou as redes dos pescadores para financiar a fabricação dos novos apetrechos permitidos por lei, os covos.

“Além da questão das caçoeiras, o Espírito Santo encontra-se em período de defeso, o que a faz com a que a pesca torne-se ainda mais predatória”, explica o Coordenador da Operação, José Ronaldo Pinheiro Costa.

A Operação Argus, contra a pesca predatória, continua por todo o litoral do estado com o apoio da PM Ambiental. Durante esta ação, mais de mil lagostas, que seriam pescadas indevidamente, foram devolvidas ao mar.
Luciana Carvalho
Ascom Ibama/ES

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.