Mundo
 
 
 

Operação Arara Azul apreende 126 animais no norte da Bahia

Salvador (04/04/2011) – A operação Arara Azul, realizada pelo escritório regional do Ibama em Juazeiro em parceria com a Polícia Militar e a Fundação Biodiversitas entre os dias 24 e 29 de março, resultou na apreensão de 126 animais silvestres. No total, 111 pássaros, três cotias e 12 tatus foram levados para a sede do Esreg Juazeiro.

A operação aconteceu nos municípios de Canudos, Jeremoabo e Paulo Afonso e, segundo o analista ambiental Roberto Dantas, também foram apreendidas motosserras, armas e espingardas, facas e facões. Além disso, foram feitas entregas voluntárias de um papagaio e de um macaco-prego. Alguns animais foram soltos na região, aqueles que apresentavam características de que tinham sido capturados recentemente e ainda se encontravam em estado selvagem. O restante terá como destino o Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), onde receberão tratamento médico-veterinário e passarão por um período de quarentena até serem considerados aptos a retornar a seu habitat, ou seja, a natureza.

Roberto também informou que, na cidade de Paulo Afonso, na região do Raso da Catarina, três caçadores foram presos e pagaram fiança de um salário mínimo para obter a liberação da polícia. Eles devem responder criminalmente por caçar em área proibida.

Esta operação integra o Plano Nacional de Proteção Ambiental 2011 (PNAPA), que foi elaborado com a participação de analistas que atuam na área de fiscalização do Ibama em todo o país, cujo planejamento prevê a realização de mais de mil ações fiscalizatórias até o final do ano.

A região norte da Bahia, especialmente, os municípios de Canudos, Jeremoabo e Paulo Afonso, situados no entorno da Estação Ecológica do Raso da Catarina, figura no Ibama como uma das áreas mais visadas quanto à caça ilegal e ao tráfico de animais silvestres haja vista que aquela região é o habitat da arara-azul-de-lear, considerada a espécie mais ameaçada de extinção do mundo, e de uma infinidade de outras espécies do bioma caatinga objetos de cobiça dos caçadores, a exemplo do veado-mateiro.
Carlos Garcia
Ascom/Ibama/BA
Foto: Ibama/BA

+ Mais

Ibama apreende 58 pássaros silvestres em Itapetinga/BA

Itapetinga/BA (14/04/2011) – Na tarde de ontem (13), no município de Itapetinga, equipe do Ibama de Vitória da Conquista juntamente com a Policia Civil de Itapetinga cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Estadual e apreenderam em duas residências 58 pássaros silvestres, os quais, pela quantidade, acredita-se, eram para comercialização e tinham características de ser utilizados em rinhas de briga de canários visto que foi encontrada em um dos locais uma mala para o transporte das aves. Os envolvidos foram notificados, serão autuados e indiciados conforme a legislação ambiental.

Os pássaros foram encaminhados ao Cetas de Vitória da Conquista, onde já passaram por avaliação médico-veterinária e de onde serão encaminhados a seu habitat natural.
Andréia da Mata Lula
Ibama/Vitória da Conquista/BA
Foto: Ariosvaldo A. da Luz

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.