Mundo
 
 
 

Centenas de aves apreendidas no aeroporto de Brasília

Brasília (29/09/2011) – O Ibama e a Polícia Federal apreenderam 296 canários-da-terra no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, durante a noite de ontem. Os pássaros, que tinham os Estados do Ceará e de Pernambuco como destino, estavam acondicionados em uma mala e duas caixas. “Oito canários-da-terra estavam em uma bagagem com roupas. Os outros 288 pássaros, da mesma espécie, estavam distribuídos em fundos falsos de duas caixas que trasportavam codornas.”, relatou Roberto Cabral Borges, coordenador de Operações e Fiscalização do Ibama.

Das três pessoas envolvidas no crime ambiental, duas foram detidas em Brasília. A terceira chegou a embarcar, mas acabou detida em Fortaleza. Os três infratores possuíam cadastrado no Sistema de Cadastro de Criadores Amadoristas de Passeriformes (SISPASS). Das 296 aves silvestres apreendidas, apenas duas possuiam anilhas. “Há indícios de que os canários-da-terra seriam usados em rinhas (brigas)”, explicou o coordenador.

Foram aplicadas multas de R$ 500,00 por espécime devido ao transporte irregular e, pelo crime de maus-tratos, R$ 2.000,00 por indivíduo. “Mas infelizmente os autuados responderão a este crime ambiental em liberdade”, lamentou o Coordenador. Os animais foram encaminhados para o Ibama e, após avaliação, seguiram para soltura.
Vanessa Cortines Barrocas
Ascom - Ibama/DF
Fotos: Roberto Cabral Borges - Ibama

+ Mais

Fiscais do Ibama combatem a captura de avoantes no Ceará

Fortaleza (11/10/2011) – Fiscais do Ibama apreenderam mais de 12 mil arapucas nesta sexta-feira (7) empregadas na captura de avoantes, na região centro-sul do Ceará. As aves são comercializadas e consumidas clandestinamente, contrariando a legislação ambiental. Dois caçadores flagrados nesta operação foram presos e encaminhados à delegacia daquela cidade.

Segundo Fábio Bandeira, que chefiou a operação nos municípios de Quixelô e Acopiara, além de Iguatu, o Ibama tem agido de forma preventiva na tentativa de coibir esta prática ilegal, na luta pela preservação da espécie.
Eason Nascimento
Ascom - Ibama/CE

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.