Mundo
 
 
 

Ibama flagra comércio irregular de caranguejos durante o período de defeso em João Pessoa/PB

João Pessoa (29/02/2012) – O Ibama na Paraíba fiscalizou diversos pontos de comércio de caranguejo no segundo período de andada do caranguejo-uçá no mês de fevereiro, que foi do dia 22 ao dia 27.

Foram percorridos pela fiscalização os mercado públicos da Grande João Pessoa, além de bares e restaurantes da orla da capital e do litoral do estado. No total, 1020 caranguejos foram apreendidos e devolvidos aos seus habitats nesta segunda andada de fevereiro.

Entre os caranguejos apreendidos, 350 eram da espécie Ucides cordatus, o caranguejo-uçá. Os demais 670 eram da espécie Cardisoma guanhumi (guaiamum) e estavam com medidas inferiores às estabelecidas na legislação (6 cm de largura da carapaça) ou tratava-se de fêmeas, cuja captura está proibida. As multas aplicadas durante a operação Uçá neste segundo período de fevereiro somaram R$ 4,5 mil.

No mês de março, ocorrem os dois últimos períodos da andada, quando ficam proibidos a coleta, o armazenamento, o beneficiamento, a comercialização e o transporte do caranguejo-uçá, do dia 9 ao 14 e do dia 23 ao 28.

As pessoas físicas ou jurídicas que possuírem caranguejos-uçá ou partes do animal estocados devem apresentar declaração do estoque ao Ibama nas vésperas dos períodos de proibição para evitarem as penalidades previstas na legislação ambiental.

Nos quatro períodos de andada já ocorridos neste ano, os agentes ambientais federais do Ibama na Paraíba devolveram aos mangues do estado mais de 5 mil caranguejos e detiveram 10 pessoas que catavam caranguejo durante o período da proibição da pesca.

Nos mercados públicos fiscalizados, aconteceu a evasão dos comerciantes de caranguejo em situação irregular, que abandonaram os animais ao perceberem a chegada da fiscalização.

Além dos caranguejos, também houve a apreensão de 2,5 kg de lagostas sem declaração de estoque em um restaurante da orla de João Pessoa. O defeso da lagosta segue até o dia 31 de maio.
Christian Dietrich
Supes/Ibama/PB
Fotos: Emmanoel Souza

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.