Mundo
 
 
 

Operação Arapaima apreende pescado ilegal no Acre

Rio Branco (03/02/2012) – O Ibama realizou, entre os dias 21 e 28 de janeiro, a operação Arapaima no Acre, que teve como objetivo principal fiscalizar a pesca e a comercialização ilegais do pirarucu (Arapaima giga), animal em risco de extinção, e as demais espécies protegidas pela legislação.

A Superintendência do Ibama no Acre fiscalizou os mercados municipais de nove municípios acrianos e vistoriou cerca de 50 estabelecimentos comerciais, como supermercados, restaurantes, açougues, mercearias e bares.

Ao longo dos oito dias da operação, foram lavrados nove autos de infração totalizando cerca de R$ 100 mil em multas. No total, foram apreendidos 15 quilos de pirarucu, que eram comercializados sem documentação de origem, e 240 quilos de surubim, comercializados abaixo do tamanho mínimo exigido pela legislação. Os peixes apreendidos foram doados a instituições de assistência social sem fins lucrativos.

Na capital acriana, foram autuados dois restaurantes tradicionais que comercializam pratos à base de pirarucu. Estes estabelecimentos não apresentaram comprovante de origem legal do pirarucu armazenado para comercialização.



No município de Tarauacá, os agentes flagraram animais silvestres abatidos estocados em comércios localizados ao longo da BR-364. No total, foram encontrados 80 quilos de carne de caça, entre os quais 13 pacas, um macaco-guariba e um porco do mato. Os proprietários destes estabelecimentos foram autuados com multas que chegam a R$ 5 mil por unidade, no caso de espécies constantes nas listas oficiais de animais ameaçados de extinção. Todos os responsáveis foram autuados e responderão a processos administrativos e criminais. A carne de caça foi incinerada após avaliação que a considerou imprópria para o consumo.

A pesca do pirarucu na bacia hidrográfica do Rio Amazonas possui instrução normativa própria (IN Ibama n.° 34/2004 e IN Ibama/AC n.° 01/2008), que proíbe anualmente sua captura, comercialização e transporte. As exceções permitem a pesca de espécimes provenientes do manejo de lagos autorizados pelo Ibama, de piscicultura devidamente registrada, que requer documento de origem, e a pesca de caráter científico autorizada pela autarquia.

Além das apreensões e autuações realizadas durante a operação Arapaima, a equipe do Ibama orientou as colônias de pescadores, piscicultores e comerciantes quanto ao período de defeso e à necessidade de apresentação de documento de origem do pescado comercializado, seja ele proveniente dos rios e lagos, seja de açudes artificiais.
Ibama/AC
Fotos: Anderson Peixoto, Suzane Guedes - Ibama/AC

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.