Mundo
 
 
 

Operação Malha Verde fiscaliza exportação de madeira em Santa Catarina

Florianópolis (23/03/2012) - O Ibama iniciou na última segunda feira (19/03) a operação Malha Verde em Santa Catarina. Dentro das rotinas estabelecidas pela operação, cujo objetivo é fiscalizar empresas exportadoras de madeira e demais produtos florestais, no uso do sistema de controle DOF - Documento de Origem Florestal, agentes ambientais federais apreenderam em uma fábrica de móveis em Rio Negrinho, município localizado no norte catarinense, 226 m³ de mogno (swietenia macrophilla) beneficiado, madeira constante em lista de ameaçadas de extinção. A quantidade apreendida é suficiente para encher seis caminhões. O auto de infração lavrado por ter madeira nativa em estoque não declarado gerou multa de R$ 102 mil.



O DOF constitui-se licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa, contendo as informações sobre a procedência desses produtos e subprodutos, gerado pelo sistema eletrônico denominado Sistema DOF. Análises no banco de dados do sistema, a aplicação de critérios pré-definidos pela Coordenação Geral de fiscalização, bem como o trabalho de inteligência das Divisões de Controle e Fiscalização - Dicof's do Ibama nos estados determinaram os alvos da operação que serão submetidos à fiscalização do órgão ambiental federal.

O chefe da Dicof do Ibama/SC, Alessandro Queiroz, avalia que graças a uma fiscalização cada vez mais rigorosa, contando com acesso a vários sistemas corporativos de controle ligados a informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, ficou mais fácil alferir o modus operandis dos infratores. "Estamos monitorando os sistemas de gestão florestal, de gestão da pesca, de gestão da fauna com muita atenção para aumentar nossa eficiência no combate aos crimes ambientais". Declarou.
Badaró Ferrari
Ascom Ibama/SC

+ Mais

Operação Malha Verde combate transações ilegais no sistema DOF

Brasília (19/03/2012) - O Ibama deu início hoje, em todo país, à operação Malha Verde, que tem o objetivo de coibir irregularidades na emissão e recebimento de produtos florestais no sistema de controle DOF – Documento de Origem Florestal.

Os alvos da operação foram determinados com base em análises no banco de dados do sistema e na aplicação de alguns critérios de malha pré-definidos pela Coordenação Geral de Fiscalização - CGFIS. Os resultados apontaram a ocorrência de transportes inviáveis ou até mesmo impossíveis, os quais serão objeto de autuação nos próximos dias.

As irregularidades encontradas no fluxo de produtos e subprodutos florestais permitem que madeiras retiradas ilegalmente das florestas, em especial da Amazônia, sejam regularizadas através da transação ilegal de créditos no DOF.

Tal modalidade de operação, com uso de inteligência e investigação prévia, tem se tornado pré-requisito para a execução de operações ostensivas do órgão ambiental federal, garantindo maior eficiência e acuraria no combate ao ilícito ambiental.
A operação deve ocorrer em todas as unidades da federação.
Fernanda Simões
Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.