Mundo
 
 
 

Empresas responsáveis pela morte de 200 andorinhas são multadas pelo Ibama em Ilhéus

Ilhéus (04/04/2012) - Duas empresas consideradas responsáveis pela morte de 200 andorinhas na área da rodoviária de Ilhéus no início desta semana, foram autuadas pelo Ibama em R$50 mil. Este fato ocorreu na última segunda-feira, (02), quando populares, assustados com o número de aves mortas, ou agonizando, nas dependências e no entorno da rodoviária, acionaram os agentes do Ibama e o órgão de meio ambiente do município.

A conclusão do inquérito policial, realizado na Delegacia de Proteção Ambiental de Ilhéus (DPA), apontou o uso de um tipo de repelente como causa da morte das aves. Segundo o coordenador de fiscalização da Unidade Avançada do Ibama/Ilhéus, Raimundo Faneca, “apesar de reportagens veiculadas na mídia estimarem um número muito maior de andorinhas mortas, foram encontradas cerca de 200 aves. Cada empresa ficou responsável pela morte de 100 indivíduos.” O animais foram deixados na DPA de Ilhéus para perícia técnica.

De acordo com esclarecimentos do Delegado Titular da DPA/Ilhéus, Humberto Matos, o químico utilizado pela empresa é um repelente para pombos e morcegos, um polímero de isobuteno/buteno, produto não indicado para uso e manejo com aves silvestres. “Quando a ave entra em contato com veneno, ocasiona a destruição total ou parcial de suas penas, inabilitando-as para o voo e causando-lhes desconforto físico e até a morte”, explica Raimundo Faneca. A matança de aves, revoltou moradores das proximidades e funcionários do próprio terminal. O Ibama não foi consultado pelas empresas sobre o uso do material químico.
Carlos Garcia
Ibama/BA
Foto: Ibama/BA

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.