Mundo
 
 
 

Termina Operação Mão de Ferro com alto volume de apreensões

Goiânia (19/04/2012) - Durante os três dias da Operação Mão de Ferro, fiscais do Ibama combateram a degradação ambiental no nordeste goiano relacionado ao desmatamento e o comércio ilegal de madeira e carvão, comprovados por fotos de satélite em propriedades rurais da região. A ação aconteceu nos municípios de Posse e São Domingos/GO.

A operação foi uma parceria entre o Ibama, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) de Goiás, Ministério Público, Comando de Operações Especiais, Batalhão Ambiental e Graer, resultando no final em mais de R$ 952 mil em multas, a destruição de 151 fornos carvoeiros, embargo de carvoarias e serralherias que funcionavam em desacordo com a lei.
O Ibama apreendeu dois tratores, duas motosserras e lavrou 13 autos de infração, no valor total de mais de R$ 238 mil; sete termos de apreensão e nove termos de embargo e interdição. Foram apreendidos 145 m³ de madeiras entre aroeira e ipê e 220 m³ de carvão. Além disto as equipes também se depararam com crimes como, extração ilegal de brita. A Operação Mão de Ferro começou na quarta-feira, dia 10 de abril e terminou dia 13.

Esta região foi escolhida face aos últimos acontecimentos relacionados ao desrespeito ao Meio Ambiente e à legislação ambiental ter tomado proporções violentas. Recentemente, o promotor Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury sofreu um atentado na GO-110, quando seguia para reunião no município de Campos Belos/GO. A operação foi batizada de Mão de Ferro, em razão da destinação da maioria da matéria-prima extraída nas carvoarias da região, que abastecem principalmente a indústria siderúrgica de outros Estados.
Mirza Nóbrega
Ascom - Ibama/GO
Fotos: Ibama

 
 

Fonte: Ibama

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.