Mundo
 
 
 

Ibama apreende 3,8 toneladas de lagostas em Ilhéus

Ilhéus (01/06/2012) - Fiscais do Ibama realizaram ontem (31/05), em Ilhéus, a apreensão de 3,8 toneladas de lagosta vermelha, em cauda e inteira em pleno período de defeso da espécie, sem documento de origem.

A apreensão do crustáceo ocorreu no esforço conjunto da "Operação Argus II" do Ibama, "Operação Mar sem Fim", da Polícia Federal, e "Operações Investigativas" da CIPPA Ilhéus, contando ainda com o apoio da CIPE Ilhéus. Os produtos foram apreendidos nos bairros da praia do norte.

Os responsáveis pelas infrações ambientais foram multados em mais de R$ 96 mil, bem como indiciados em inquérito policial por crime ambiental e receptação de produtos de crime, na Polícia Federal de Ilhéus. Eles encontram-se presos no presídio Ariston Cardoso, naquele município.

No momento a pesca de lagostas está proibida no Brasil através da Instrução Normativa do Ibama nº 206/08, por conta do período de "defeso" (parada de pesca para reprodução da espécie). Também enquanto durar o defeso (1º de dezembro a 31 de maio de cada ano) estão proibidos a conservação, transporte e comércio da espécie.



Com a sanção da Lei Federal nº. 11.959/2009, que regulamenta a atividade pesqueira no Brasil, o armazenamento e comércio de pescados não podem ser realizados sem a apresentação de documento de origem e autorização do órgão competente, sendo o Registro Geral da Pesca (RGP) emitido pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura -(MPA) e o Cadastro Técnico Federal (CTF) pelo Ibama.
Carlos Garcia
Ibama/BA

+ Mais

Ibama realiza operação no 2° maior pólo de produção de gesso do país em Grajaú/MA

Imperatriz (08/06/2012) – O Ibama fiscalizou, na operação Ouro Branco, as empresas consumidoras de lenha no 2º maior pólo gesseiro do país, em Grajaú no Maranhão, com objetivo de garantir a proteção dos biomas, evitando o desmatamento gerador de lenha com origem ilegal. Foram aplicadas R$ 483 mil em multas e lavrados 19 autos de infração.

Na operação, executada entre os dias 10 e 31 de maio de 2012, também foram embargadas as atividades de seis indústrias que operavam indevidamente, e apreendidos 1.256 st de lenha utilizados irregularmente (sem comprovação de origem) nos fornos de calcinação da gipsita.

Agentes do Ibama visitaram dezoito indústrias de calcinação, além das áreas de extração do mineral gipsita, a fim de verificar as condições em que estas operavam, documentação pertinente, observância e atendimento as normas e a legislação ambiental vigente.

O nome da operação Ouro Branco referencia a movimentação econômica gerada pela atividade de calcinação de gipsita, matéria prima para a produção de gesso, o que tornou município de Grajaú – MA o segundo maior pólo de produção de gesso do país.
Orlando de Assumpção Filho
Ibama/Imperatriz/MA

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.