Mundo
 
 
 

Ibama fiscaliza a exportação de pedras preciosas no porto de Rio Grande/RS

Porto Alegre (12/06/2012) - Desde a assinatura do Termo de Compromisso (em 24/05) entre Ibama, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Sindpedras e Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai) e seus respectivos cooperados, já foram liberadas no porto de Rio Grande pelo Ibama 556,2 toneladas de pedras preciosas, o que equivale a mais de 17 contêineres, apenas no mês de maio. Não foram liberadas as cargas apreendidas em razão de auto de infração em andamento.

De acordo com o chefe do escritório do Ibama em Rio Grande, Luiz Louzada, são realizadas, em média, de três a quatro vistorias por semana às cargas que serão exportadas no Terminal de Contêineres (Tecon). A vistoria é realizada por conferência física, baseada nos produtos descritos no Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) de exportação verificando pelo menos 20% de cada tipo de mineral declarado, segundo informa o analista ambiental Cristiano Antunes Souza. Neste documento estão descritos os produtos ou serviços prestados, destinatário, tipo de faturamento, cálculo do imposto, transportador, volumes transportados, dados do produto ou serviço, e onde é carimbada a autorização de exportação)

As cargas são estufadas, geralmente, em contêineres de 40' (pés), com média de 32 toneladas de pedras/contêiner. As solicitações de autorização para a exportação chegam praticamente todos os dias conforme informa o chefe do escritório. A documentação específica e completa de cada carga deve ser apresentada ao Ibama antes da conferência no Tecon. Depois desta etapa e, em cumprimento ao Termo de Compromisso assinado em maio, a carga vistoriada é liberada ou retida.

Esse processo não leva mais do que três dias, mas segundo Cristiano Souza, o tempo depende do tipo de embalagem na qual estão os produtos. “Se estão em sacolas plásticas é bem mais rápido, se estão em caixas, exige-se mais tempo de manuseio, sendo que a capatazia do Tecon se encarrega desta parte, o que aumenta um pouco o tempo de trabalho nesses lotes, o que pode demorar um pouco mais, mas cada vistoria leva, em média duas horas de trabalho”, complementa o analista.

A regularização ambiental da cadeia produtiva de pedras preciosas dá credibilidade nacional e internacional aos produtores. E para a exportação do material, a origem legal das cargas deve ser comprovada através de diversos documentos desde a extração nas lavras até a chegada ao porto.

Conforme o Termo de Compromisso, para a comprovação legal das pedras preciosas e semipreciosas exige-se diversos documentos, alguns específicos no caso de mineral em bruto: inscrição do produtor no Cadastro Técnico Federal (Ibama); permissionamento da lavra garimpeira (Departamento Nacional de Produção Mineral), Licenciamento Ambiental da Lavra (Fepam); nota de produtor (emitida pelo detentor da licença ambiental, referenciando o número da licença que autoriza a extração do mineral e, quando necessário, cópia do contrato de parceria minerária); inscrição do comprador no Cadastro Técnico Federal (Ibama); nota de entrada e nota de saída do mineral.

Quando a operação de compra e venda abarcar elos sucessivos na cadeia de custódia, toda ela deve ser rastreável com comprovação da origem do minério, apresentando todas as notas de entrada e saída até o comprador final, além da Danfe de exportação. Para a exportação do mineral beneficiado são exigidos os mesmos documentos, com a particularidade da Licença Ambiental de Operação ser específica para o Beneficiamento (com ou sem tingimento) concedida pelo órgão competente (Fepam ou município licenciador).

A celebração do termo de compromisso não abrange multas e demais sanções apuradas pelo Ibama antes da assinatura deste Termo de Compromisso.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom - Ibama/RS
Foto: Luiz Louzada/Ibama

+ Mais

Ibama impede saída ilegal de lagosta no aeroporto internacional Pinto Martins em Fortaleza

Fortaleza (13/06/2012) – Fiscais do Ibama apreenderam 248 kg de lagosta, sendo 108 kg com tamanho abaixo do permitido pela legislação vigente e sem comprovação de origem no aeroporto internacional Pinto Martins em Fortaleza/CE.

O produto estava acompanhado de nota fiscal, que discriminava 80 kg de lula congelada. Todo o material apreendido foi encaminhado para armazenamento provisório no Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas, enquanto se providencia a doação às instituições devidamente cadastradas e regularizadas no Ibama.

O infrator foi autuado e o Ministério Público foi acionado para abertura do processo criminal.
Eason Nascimento

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.