Mundo
 
 
 

Ibama e Polícia Federal realizam operação de fiscalização em Torneio de Canto de Pássaros

Porto Alegre (18/06/2012) - O Ibama, com apoio da Delegacia Especializada Contra Crimes do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal (Delemaph), realizou no último domingo (17/06), a Operação Campeão, uma operação de fiscalização de fauna em um torneio de canto de pássaros, realizado em São Leopoldo, município localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre. Quinze pessoas foram presas em flagrante. O Ibama apreendeu 46 pássaros (trinca-ferros e cardeais, entre outros), que foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Além disso, foram aplicados R$ 65 mil em autos de infração.


No evento, que necessita de autorização ambiental, foram constatadas diversas irregularidades. Além de várias aves com anilhas adulteradas e inautênticas, os fiscais constataram a presença de pássaros sem anilhas, criadores transportando pássaros sem licença e animais de espécie diferente da autorizada para o torneio. A associação de criadores de pássaros, que organizou o evento foi autuada e teve suas atividades de promoção de torneios de canto embargadas.

No Cetas, inicialmente será feita uma triagem dos passeriformes além da identificação, sexagem, análise das anilhas e dos procedimento de fiscalização,conforme explica o chefe do Núcleo de Fauna, Paulo Wagner. Após uma quarentena mínima de 20 dias, "os animais serão enviados para a reabilitação física e comportamental fora do centro, em recintos próprios, localizados em áreas escolhidas junto a parceiros de projetos de reabilitação do Ibama, onde ficarão entre 30 e 60 dias". Depois deste processo, os que estiverem em condições, devem voltar à natureza.


Maria Helena Firmbach Annes
Ascom/Ibama/RS
Fotos: Gustavo Mähler/Ibama

+ Mais

Operação Vôo Livre II reprime comércio de pássaros em Sergipe

Aracaju (20/06/2012) - O Ibama deflagrou na semana passada (13 a 16/06) a Operação Vôo Livre II, desencadeada em Aracaju e nos municípios de Itaporanga D’Ajuda, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória e Canindé de São Francisco em Sergipe, cujo objetivo foi coibir o comércio ilegal de pássaros.

Durante os quatro dias de trabalho, equipes de fiscalização se dividiram entre a capital e a região do alto sertão sergipano, resultando na apreensão de 128 pássaros silvestres entre as várias espécies, cardeais, azulões, sabiás e curiós, além do abandono de várias gaiolas de pássaros pelos infratores durante a chegada da fiscalização nas feiras livres e fechamento de pontos de comércio de animais silvestres. Na capital, o Ibama apreendeu 53 pássaros, enquanto que no interior, houve 75 aves apreendidas nas feiras livres de Itabaiana e Nossa Senhora da Glória além de outro recinto denunciado. Durante a operação foram lavrados dois autos de infração que somam R$41,5 mil em multas.

As aves apreendidas, algumas em perfeito estado de saúde e prontas para alçar vôo, foram libertadas em fragmentos florestais do interior do estado, outras permaneceram retidas no Núcleo de Fauna da superintendência, que procedeu á triagem de todos os animais. Para o chefe da Divisão Técnico-Ambiental (Ditec) em Sergipe, Marcelo Brandão, “o trabalho foi efetivo e dá continuidade a um implacável combate a este tipo de crime ambiental, que por envolver animais retirados da natureza e sem nenhuma licença expedida pelo órgão licenciador, precisa ser combatido cada vez mais”.
Marilene Silvestre
Ascom - Ibama/SE

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.