Mundo
 
 
 

Operação Dalbergia combate o desmatamento da Mata Atlântica e da Caatinga na Paraíba

João Pessoa (08/06/2012) - O Ibama realizou entre os dias 21/5 e 02/6, a Operação Dalbergia, para combater o desmatamento e outros crimes ambientais nas regiões do litoral e brejo paraibanos. As multas aplicadas durante a operação somaram R$ 1,282 milhão, com o embargo de atividades em 490 hectares de áreas de Mata Atlântica e de Caatinga destruídas ilegalmente. As equipes do Ibama lavraram ao todo 57 autos de infração durante a operação.

Os agentes ambientais federais que participaram da operação apreenderam 390 metros estéreos de lenha de origem nativa sem documentação de origem. Também houve flagrantes de crimes contra a fauna, com a apreensão de 300 animais da fauna silvestre mantidos irregularmente em cativeiro, quase a totalidade deles aves, nas localidades fiscalizadas.

Para o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, o grande número de autuações em apenas duas semanas de operação mostram uma situação preocupante. "Tanto na proteção dos nossos biomas, com o combate ao desmatamento ilegal, quanto na questão do tráfico de animais, há mais operações planejadas no decorrer do ano, e continuaremos a agir com firmeza para combater os crimes ambientais na Paraíba", adverte Escarião.
Christian Dietrich
Ascom Ibama/PB
Foto: Carlos Fernando Pires de Souza

+ Mais

Operação Guardiões da Amazônia III flagra pecuarista responsável por 326 hectares de desmatamentos em Colniza/MT

Colniza (04/06/2012) - Na última sexta-feira (01/06), o Ibama identificou um pecuarista responsável por quatro grandes desmatamentos no município de Colniza, norte do Mato Grosso. Em quatro fazendas, foram suprimidos no total 326 hectares de floresta nos anos de 2011 e 2012. O infrator foi autuado, os valores dos autos chegam a R$ 1,74 milhões e as áreas foram embargadas.

O desmatador comprava terras griladas, sem titulação, retirava grandes extensões de floresta sem autorização, plantava capim e as abandonava por um tempo, buscando dificultar a identificação do responsável pelo crime ambiental. A população, com medo de represálias, evitava fornecer informação sobre o infrator, apesar da indignação diante do crime ambiental. Além das sanções administrativas aplicadas pelo Ibama, o infrator responderá ação cível e criminal a ser promovida pelo Ministério Público.
Ibama
foto:Daniel Cohenca/Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.