Mundo
 
 
 

Ibama participa da operação Ágata em Santa Catarina

São Miguel do Oeste (08/08/2012) - Dentro da operação Ágata em Santa Catarina, o Ibama abordou uma carreta na BR 282, em Maravilha, região oeste do estado, com 35 metros cúbicos de madeira sem origem legal. A madeira e o veículo foram apreendidos, além disso, foi lavrado um auto de infração, cuja multa passa de R$ 10,5 mil. A carga de jequitibá, madeira de alto valor comercial no mercado moveleiro, era procedente de Rondônia e tinha como destino o Rio Grande do Sul.

A operação Ágata, idealizada pelos ministérios da Justiça e da Defesa, dirigida pelo Exército Brasileiro visa o combate a crimes em faixas de fronteira dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Compõem a operação vários outros ministérios, entre eles o do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama.

Em relação ao Ibama, os trabalhos voltados à flora são, em sua maioria, vistorias em áreas com autorização de supressão e/ou exploração florestal, em especial aquelas que envolveram a utilização de espécies da flora ameaçadas de extinção, como o pinheiro brasileiro. Também procedendo à fiscalização de estabelecimentos (serrarias) que atuam no desdobramento e beneficiamento da madeira em Municípios da região fronteiriça. Ainda, em relação à flora, ações fiscalizatórias para monitoramento do trânsito de madeira advinda da Amazônia e destinada à região sul.

Quanto à fauna, o Ibama está fiscalizando os criadores de animais silvestres das regiões alvo da operação Ágata, possibilitando o levantamento de informações sobre a situação legal dos criadores registrados, bem como a ocorrência de irregularidades nessas criações.

Outro ponto de atenção é em relação à entrada e saída ilegal de animais do Brasil pela fronteira com a Argentina.

Segundo a coordenadora da operação Ágata em Santa Catarina, analista ambiental Annik Silva, a estrutura montada pelo Exército Brasileiro nas áreas alvo facilita e agiliza o trabalho do Ibama, pela logística disponibilizada. "Essa logística viabiliza a realização de alguns procedimentos administrativos relacionados principalmente as apreensões, depósito e destinações dos bens apreendidos, como o transporte de animais, de veículos (muitas vezes grandes carretas e tratores de esteira), cargas de madeira, de carvão, além de toda a segurança dos nossos agentes.", disse.
Ascom/Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.