Mundo
 
 
 

Ibama e PRF estouram ponto de tráfico de animais em feira de Campina Grande/PB

João Pessoa (20/08/2012) - O Ibama e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram na manhã de ontem a Operação Voo Livre, na feira livre da Prata, em Campina Grande. Foram apreendidas 238 aves silvestres, que eram comercializadas ilegalmente na feira livre ou estavam em cativeiros. Treze pessoas envolvidas nos ilícitos foram conduzidas à Delegacia, e qualificadas. Segundo informações levantadas pela equipe, os animais eram trazidos das regiões do Sertão e Cariri para serem comercializados em Campina Grande.

A operação atendeu denúncias da sociedade campinense, que pediam providências do órgão ambiental para acabar com o tráfico de animais na feira da Prata. O Ibama e a PRF realizaram levantamento antes de deflagrar a operação, para identificar os responsáveis pelo comércio ilegal de animais, o que garantiu o sucesso da ação.

As aves apreendidas, entre elas algumas de espécies ameaçadas de extinção, como o pintassilgo e a jandaia, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas) em Cabedelo, onde recebem cuidados e permanecem em quarentena, para que seja avaliado se apresentam condições de retornar aos seus habitats.

Após apreender 219 animais expostos à venda na feira, as equipes de fiscalização se dirigiram às residências dos envolvidos, onde encontraram mais 19 animais silvestres em cativeiros. As multas aplicadas pelo Ibama somaram R$ 81 mil. Além das sanções administrativas apontadas pelo Ibama, os autuados devem responder na justiça por crime ambiental e receptação qualificada.

Segundo o chefe da fiscalização do Ibama na Paraíba, Rodrigo Escarião, “o apoio da população é fundamental para combater os crimes contra a fauna, quando as informações das denúncias são trabalhadas pelos setores de inteligência dos órgãos parceiros e o planejamento é bem feito, temos ações como esta, de grande efetividade”.

No sábado, a equipe realizou fiscalização de caça nos municípios de Sumé e Barra de Santa Rosa, e apreendeu quatro espingardas, sendo três de fabricação caseira e uma calibre 32, além de dois mocós-do-mato abatidos.
Christian Dietrich
Ascom - Ibama/PB
Foto: Jaime Pereira/Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.