Mundo
 
 
 

Ações de fiscalização do Ibama no Rio Grande do Sul em 2012

Porto Alegre (18/12/2012) – Ao longo de 2012, o Ibama no estado do Rio Grande do Sul participou de 24 operações de fiscalização, destacando-se: a) Alho e óleo 2012 e Camarão Lagunar, na região do município de Rio Grande, com apreensão de quatro toneladas de camarão-rosa, oito toneladas de pescados diversos, um caminhão, um veículo pequeno e três vans de transporte irregular de pescado; b) Campeão 2012, no município de São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre (em torneio de canto de passeriformes), com apreensão de 46 pássaros silvestres nativos e a prisão de 15 criadores amadoristas por falsificação de selo público, por manterem animais com anilhas inautênticas; e c) Operação Campereada, ação no bioma Pampa que vistoriou propriedades com barragens construídas para irrigação sem licenciamento ou em desacordo com a área.

O chefe do Núcleo de Fiscalização, Régis Fontana Pinto, destaca também, neste ano, a estreita parceria com a Delegacia Especializada em Meio Ambiente da Polícia Federal (Delemaph), com a qual o Ibama deflagrou as seguintes ações conjuntas: a) Operação Parati 2012, com o objetivo de se coibir a pesca ilegal da tainha por embarcações sem licenciamento e em período de defeso da espécie; b) Salamanca, ação deflagrada em Alegrete, Santana do Livramento e Uruguaiana (municípios da fronteira oeste do estado) com o fim de coibição de contrabando, descaminho e utilização de agrotóxico estrangeiro ilegal; e c) Pampa Verde, ação realizada em Porto Alegre, Barão, Dom Pedrito e Piracicaba/SP, voltada para o cumprimento de mandado de prisão de traficantes de animais silvestres.

“Os infratores presos em Porto Alegre permanecem reclusos até o momento”, informa Régis, destacando ainda a participação dos agentes ambientais federais nas ações de combate ao desmatamento da Amazônia. “Foram 46 agentes que atuaram na região em períodos nunca inferiores a 30 dias, sendo que alguns agentes ficaram mais de um período, somando-se até 90 dias em ação”, contabiliza. Em agosto, a chefia do NUCOF/RS comandou equipe de oito agentes em Boca do Acre/AM e Vista Alegre do Abunã/RO.

Até 05/12, foram lavrados 637 autos de infração, num total de R$ 16.091.839,50 em multas. Destas, 249 foram na área de fauna e 215 de pesca. Com relação aos anos anteriores, o número de autuações diminuiu em cerca de 40%, o que ocorreu, segundo Régis, devido à estratégia de não mais se lavrarem autos de infração com base nos Boletins de Ocorrência Ambiental (BOA), que passaram a ser de responsabilidade do órgão estadual do meio ambiente, segundo a LC 140/2011.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom/RS

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.