Mundo
 
 
 

Ibama atua em fiscalização nos rios de Goiás

Goiânia (03/04/2013) - Durante a Semana Santa (de 26 a 31 de março) a superintendência do Ibama em Goiás e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realizaram ações de fiscalização e monitoramento nos rios Araguaia, Paranaíba, São Marcos e Tocantins, além de seus afluentes. A Operação denominada Águas de Março teve objetivo de fiscalizar as áreas de preservação permanente nas margens dos rios, a caça e, principalmente, a pesca predatória.

Foram lavrados 48 autos de infração, totalizando mais de 210 mil reais em multas, 2 áreas de preservação permanente embargadas, que somadas abrangem 37 hectares. Ainda foram apreendidos animais e pescado, uma arma de caça, motor de popa e vários petrechos de pesca.

O nome da operação é uma homenagem a canção de Tom Jobim e ao Dia Mundial das Águas comemorado dia 22 de março. Essa colaboração entre Ibama, Semarh e Instituto Chico Mendes (ICMBio) reforça o tema desse ano do dia da água que é Cooperação pela Água.

Ao todo foram envolvidos 9 agentes ambientais do Ibama, 18 fiscais da Semarh, 16 pessoas de apoio, 1 analista ambiental do ICMBio, 11 viaturas e 5 barcos. Policiais civis e militares apoiaram as ações de fiscalização.

As infrações ambientais cometidas foram por destruir área de preservação permanente, pescar sem licença de pesca, peixes fora do tamanho, quantidade superior ao autorizado (5 kg + 1 peixe), transporte de pescado e animais sem licença.

No Araguaia, foi dada especial atenção à área da Reserva Extrativista Lago do Cedro, unidade de conservação federal localizada em Aruanã-GO, administrada pelo ICMBio. Também foram instalados postos de controle nas rodovias que dão acesso ao rio.
Mirza Domiciano
Ascom Ibama/GO
Foto: Ibama

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.