Mundo
 
 
 

Ibama e Polícia Ambiental intensificam fiscalização da pesca da tainha no RS

Porto Alegre (22/05/2013) – Fiscais do Ibama, com auxílio de soldados da Política Ambiental da Brigada Militar, realizam ações de fiscalização durante a temporada de pesca da tainha no Rio Grande do Sul, iniciada no último dia 15. As ações da operação estão voltadas principalmente para o combate da pesca ilegal da tainha bem como outras infrações que forem identificadas na área.

Este foi o caso da ocorrência verificada durante o patrulhamento do canal de acesso ao Porto de Rio Grande realizado no dia 14/04. Por volta das 19h, a equipe abordou uma embarcação que se encontrava no canal de acesso à Lagoa dos Patos. A embarcação, de 20 metros de comprimento, armada para pesca de emalhe de fundo, encontrava-se com o PREPS desligado. O PREPS é o Sistema Nacional de Rastreamento de Embarcações de Pesca por Satélite, utilizado para salva guarda da vida humana no mar, gestão e monitoramento da pesca na Amazônia Azul.

Esta ferramenta é utilizada pelas equipes de fiscalização ambiental para identificar a realização de pesca em locais proibidos ou interditados pelo órgão competente. O desligamento do equipamento configura um obstáculo à ação fiscalizatória, configurando infração ambiental.

Dessa forma, a embarcação foi autuada por dificultar a ação do poder público no exercício das atividades de fiscalização ambiental, no valor de R$ 10.000,00. Além disso, ao examinar-se a documentação da embarcação, foi constatado que esta se encontrava com sua permissão de pesca vencida, sendo lavrado um segundo auto de infração, no valor de R$ 60.800,00 por pescar sem licença, restando apreendidos a embarcação, 7.500m de rede de pesca e 2.540kg de pescado, que foi doado para o Programa Mesa Brasil.

A operação Parati 2013, iniciada no último dia 9, conta, em sua primeira fase, com a participação de servidores do Ibama e o apoio de policiais da Polícia Militar Ambiental. De acordo com a Instrução Normativa Ibama nº171/2008, a temporada de pesca da tainha inicia-se no dia 15 de maio e não tem prazo para encerrar. Pode durar enquanto se mantiver economicamente viável a pesca. As ações de patrulhamento continuam até o término da temporada de pesca da tainha.
Maria Helena Firmbach Annes
Ascom Ibama/RS

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.