Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental faz novas apreensões de palmito extraído ilegalmente

24/05/13 - Cerca de 380 kg de palmito da espécie juçara foram apreendidos em ações de fiscalização nas cidades de Lorena e Sete Barras. Nas fábricas clandestinas foram localizados utensílios comumente utilizados no preparo do produto e também foram constadas condições inadequadas de produção.

De acordo com a Polícia Ambiental, a ação no bairro de Pedroso, zona rural do município de Lorena, resultou na prisão de um dos suspeitos de fazer parte da quadrilha responsável pela extração ilegal de palmito na Serra da Mantiqueira. O alimento era removido na divisa entre Guaratinguetá e Pindamonhangaba e enviado in natura para o processo de industrialização.

Em Sete Barras, foram apreendidos 90 vidros de 1800g com o alimento já industrializado, 288 vidros vazios, dois medidores de madeira (utilizados para cortar palmito), um caldeirão de inox, entre outros instrumentos usados no processo de conserva. Uma pessoa foi presa em flagrante e encaminhada ao DP da cidade.

A extração descontrolada do palmito-juçara resultou em risco de extinção da espécie, que não rebrota após o corte para a retirada do palmito.

Além de prejudicar a saúde de quem o consome sem a higienização necessária, a extração insustentável do palmito agride o meio ambiente. O juçaí, fruto da juçara, é responsável pela alimentação de diversas espécies, e o corte diminui a possibilidade de alimento para esses animais.

O Estado de São Paulo possui o Disque Ambiente, que é um contato específico para receber denúncias e informações sobre questões ambientais: 0800 113 560. A ligação é gratuita e as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

+ Mais

PM Ambiental realiza operação em Mairiporã

06/05/13 - A Policia Militar Ambiental e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente desencadearam, nesta data, a “Operação Mairiporã”, empregando 75 (setenta e cinco) Policiais Militares Ambientais e 34 (trinta e quatro) viaturas policiais. A Operação teve por objetivo realizar no município de Mairiporã um “pente fino”, especialmente para detectar desmatamentos e construções não autorizados nas áreas com remanescentes florestais que vêm sofrendo pressão por novas ocupações habitacionais. Uma guarnição de policiais militares utilizando viatura de educação ambiental desenvolveu ações educativas e atendimento ao público em pontos estratégicos do Município. Resultado: foram vistoriados 51 pontos de intervenção gerando 19 autos de infração ambiental, R$ 73.946,46 reais em multas além de 16,2 hectares embargados. Dados importantes: em 2012 foram realizadas, nessa mesma região, 1.300 ações policiais, por meio de vistorias técnicas. Neste ano de 2013, no primeiro trimestre, foram realizadas 330 vistorias, ou seja, uma média diária superior a 03 vistorias por dia, o que confirma a constante presença do Estado nesse importante município da região metropolitana de São Paulo.
Fonte: SMA-SP

 

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.