Mundo
 
 
 

Prisões e apreensões na Operação Simbiose de combate ao desmate ilegal e roubo de madeira em Mato Grosso

Cuiabá/MT (13/12/2013) - Deflagrada na noite da última quarta-feira (11), no município de União do Sul, 689 km ao norte de Cuiabá, a “Operação Simbiose” apreende quatro caminhões de madeira, um trator, uma motosserra e prende em flagrante duas pessoas por extrair ilegalmente madeira da floresta amazônica.

A ação conjunta do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Delegacia Especializada do Meio Ambiente de Mato Grosso (Dema/MT), reuniu uma força-tarefa composta de fiscais do Ibama, delegados, investigadores e escrivães, com um efetivo de 7 viaturas e um helicóptero.

O alvo inicial da operação foi a fazenda “Ouro Verde”, que desde o ano de 2012 registra denúncias da extração ilegal de madeira, por grupos ligados a madeireiras, numa área de 20 mil hectares. Durante a madrugada da quinta-feira (12) foram apreendidos quatro caminhões carregados com aproximadamente 75 metros cúbicos de madeira em toras, sem documentação para o transporte, além de um trator e uma motosserra, encontrados em uma área de derrubada. Foram localizadas várias esplanadas (depósitos de madeira em toras no interior da floresta) com aproximadamente 500 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente pela quadrilha.

Duas pessoas foram flagradas realizando o corte de árvores e outras duas conseguiram fugir se embrenhando na floresta, ao perceber chegada dos fiscais e policiais. O grupo investigado estava na área há dois dias e tem a prática de realizar as extrações durante o período noturno, monitorando as estradas para evitar flagrantes.

Os presos foram conduzidos a Delegacia Regional de Sinop, onde serão autuados em flagrante por furto de madeira e crimes ambientais. Os caminhões e trator foram encaminhados para o depósito da Gerência Executiva do Ibama em Sinop.
Outra prisão

No sábado (14) uma equipe da Operação Simbiose que fazia ronda na área de extração ilegal de madeira surpreendeu um “olheiro” da quadrilha. Os agentes perceberam que estavam sendo seguidos por um motoqueiro e fizeram uma manobra de abordagem. O motoqueiro tentou se desfazer da arma que portava jogado no mato próximo. Um revolver 38 foi recuperado e por não ter porte de arma o indivíduo foi encaminhado para a delegacia da vizinha cidade de Cláudia.

Segundo o gerente executivo do Ibama em Sinop, Waldivino Gomes, o helicóptero do Ibama continua realizando sobrevoos na área para localizar acampamentos e maquinários que possam estar escondidos, bem como outras esplanadas com madeira da extração ilegal. “Recebemos uma equipe de oito homens da Força Nacional para reforçar os trabalhos na região e nem a chuva irá impedir nossa ação”, concluiu.
Nicélio Silva
Ascom / Ibama / MT
Fotos: Jose Farias / Ibama/MT


 

 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.