Redes Sociais
 
Acesse o Abaixo-assinado
 
 
 

 
Conheça o Plano de Manejo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
 
Veja como o governo está desrespeitando o documento
x  
 

1. INTRODUÇÂO
O presente documento contém a proposta de Plano de Manejo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – PEFI, elaborado a partir dos “estudos sócio-econômico-ecológico e legislativo para caracterização, zoneamento e implantação do Plano de Manejo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e do seu programa de ecodesenvolvimento” contratado com recursos do Programa Multisetorial de Eco-Desenvolvimento do PEFI, sob gerenciamento do Instituto de Botânica como subsídio à tomada de decisão.

A proposta foi elaborada a partir do consenso estabelecido através de um processo de negociação do qual participaram todos os órgãos envolvidos na gestão do PEF (Processo participativo – anexo).

1.1 Histórico de Criação do Parque
O principal aspecto de interesse histórico do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) diz respeito a representação simbólica de suas fontes, ligadas a Independência do Brasil, ao Estado como berço da nação e da cidade de São Paulo como cenário em construção alvo dessas representações. A associação destas ideias é particularmente interpretada a partir do lugar onde ocorreu o “grito”, as margens do riacho Ipiranga.

Na primeira metade do século XX, as margens, o riacho e suas fontes passam a receber o processo de crescimento da cidade nação apresentando pontos particulares de representação simbólica e social. Nesse sentido, o Museu do Ipiranga e o Jardim Botânico (origem do atual Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), têm grande destaque.

Acesse o documento completo.

Reprodução
Capa do Plano de Manejo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

Movimento pela Conservação do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - São Paulo - Brasil - 2012