Mundo
 
 
 
The Planet is not LOST
 
Pick-upau chama atenção para a questão climática com alusão a série de TV
 

No início do ano a Pick-upau lançou uma enquete entre os internautas para saber qual tema eles gostariam que a organização abordasse durante o ano. O público pode escolher entre cinco temáticas: desmatamento (16%), tráfico de animais silvestres (18%), consumo consciente (25%) e aquecimento global (41%). A partir do resultado a organização iniciou as atividades do ano com uma campanha bem diferente.

Clique na imagem para ampliá-la
‘O Planeta não está perdido’


Para chamar a atenção do público sobre as mudanças climáticas, o Pick-upau faz uma alusão à série norte-americana “Lost”, produzida nos Estados Unidos pela ABC Studios, e sucesso nos quatro cantos do mundo. A série conta as histórias de sobreviventes de um acidente aéreo que caem em uma ilha misteriosa.

“Queríamos passar a mensagem de que a questão do aquecimento global não é um problema dos outros [referência aos personagens que vivem na ilha], é um problema nosso também, por isso resolvemos mostrar a cara na campanha, assumir a responsabilidade e convidar as pessoas a participar dessa mobilização”, disse Pedro Isal, do Pick-upau.

Cartaz da campanha sobre mudanças climáticas onde ativistas da Pick-upau brincam com os personagens da série 'Lost' na Estação de Metrô Clínicas.


“É fato que a COP15, realizada em dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, foi um fracasso, realmente muito frustrante, mas não podemos nos abater e achar que tudo está perdido. Nós ainda temos tempo para escolher, ainda temos uma escolha e precisamos agir enquanto houver uma chance. As pessoas precisam entender que quando falamos em salvar o planeta estamos dizendo que queremos salvar a humanidade e todo o resto”, completa J. Andrade, Pick-upau.

No começo de janeiro uma matéria publicada no Jornal “Folha de São Paulo” falava sobre a estreia da sexta e última temporada da série nos Estados Unidos, que por acaso, coincidia com o discurso sobre o estado da nação, que o presidente Barack Obama faria. Mas o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, se antecipou negando que o pronunciamento atrasaria a exibição do primeiro episódio da temporada.

Cartaz da campanha sobre mudanças climáticas onde ativistas da Pick-upau brincam com os personagens da série 'Lost' na Estação de Metrô Corinthians-Itaquera.


Fãs da série haviam se manifestado contrários pelo fato do discurso coincidir com a exibição do programa da emissora ABC, adiando o começo do episódio. A história chamou a atenção dos ativistas que resolveram brincar com a série e chamar atenção para o problema do aquecimento global. “Usamos um fenômeno da TV mundial para chamar atenção para outro fenômeno, que também acontece em todo o planeta, o aquecimento global”, diz Isal.

COP15

Nem mesmo os 120 chefes de Estado, que se reuniram em Copenhague (Dinamarca), durante a COP15, em dezembro de 2009, foram capazes de aprovar um plano comum para o clima do planeta acima de seus interesses. Muito pelo contrário, o que se viu durante os dias da convenção do clima, organizado pela ONU, foi um jogo de queda de braços, onde todos saíram como perdedores.

Cartaz da campanha sobre mudanças climáticas onde ativistas da Pick-upau brincam com os personagens da série 'Lost' na Estação de Metrô República.


Os interesses econômicos foram protagonistas na maioria das discussões, nem mesmo os chamados ‘líderes mundiais’ como o presidente norte-americano Barack Obama puderam salvar as negociações. No último dia da cúpula o clima de frustração era nítido e ficou ainda mais evidenciado com a partida dos líderes para seus países sem dar declarações públicas ou ao menos sair na foto final.

O Chamado ‘acordo de Copenhague’, que foi acertado entre 30 dos cerca de 200 países que integram a Convenção do Clima, representa nada ou quase nada do que se esperava ou do que se precisava de fato. No acordo, ficou decidido que esforços devem conter o aumento do clima em menos de 2°C, mas sem investimento algum previsto. Em resumo a COP15 começou com nada e terminou com menos ainda.

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Bibloteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate a corrupção, igualdade de gênero, direito das mulheres e combate ao assédio moral e sexual no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca C-3PO
CECFLORA R2-D2
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2021.