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                                    PROFESSORES XOKÓ 
                                      PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO 
                                    Panorama 
                                      Ambiental 
                                      Porto Alegre (RS) – Brasil 
                                      Março de 2005 
                                    | 
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                            Os estudantes indígenas 
                              Xokó, de Sergipe, vão ter uma escola 
                              voltada para a sua realidade. Desde ontem (24), 
                              treze professores indígenas e não 
                              indígenas estão participando de um 
                              curso de formação de professores realizado 
                              pelo Núcleo de Educação Indígena 
                              da Secretaria de Educação de Sergipe 
                              em parceria com a Fundação Nacional 
                              do Índio, onde se pretende delinear o Projeto 
                              Político Pedagógico da Escola Estadual 
                              Indígena Dom José Brandão localizada 
                              na Terra Indígena Caiçara no município 
                              de Porto da Folha, única área indígena 
                              do Estado de Sergipe.
                              Na abertura do evento, técnicos da Seduc 
                              e estudiosos do povo Xokó como a professora 
                              Helia Maria de Paula Barreto, antropóloga 
                              da Universidade Federal de Sergipe, destacaram a 
                              importância da formação de professores 
                              indígenas para a melhoria da qualidade do 
                              ensino nas aldeias. Para Uiram Ricardo de Souza, 
                              representante indígena da comunidade Xokó 
                              da Ilha de São Pedro, a definição 
                              desse projeto político pedagógico 
                              vai contribuir para o fortalecimento cultural das 
                              futuras lideranças. Uiram, que pretende cursar 
                              Zootecnia, estudou fora da aldeia e quer que todo 
                              o conhecimento tradicional do seu povo faça 
                              parte do cotidiano da escola. 
                              A coordenadora do Núcleo de Educação 
                              Indígena de Sergipe, Maria da Conceição 
                              Santos Mascarenhas, explicou a presença de 
                              professores não indígenas na escola 
                              Xokó, devido a implantação 
                              do ensino médio na comunidade, exigida pelas 
                              lideranças indígenas, para que os 
                              jovens não tenham que sair da aldeia. Antes, 
                              os estudantes eram obrigados a se deslocarem para 
                              um município vizinho, pertencente ao estado 
                              de Alagoas, para dar continuidade aos seus estudos.
                              O curso está sendo ministrado por consultores 
                              do Centro de Cultura Luis Freire, uma organização 
                              não governamental que trabalha com educação 
                              escolar indígena. No conteúdo do curso, 
                              constam noções e conceitos de Antropologia, 
                              função social e autonomia da escola 
                              indígena, para quê o projeto político 
                              pedagógico e eixos da Educação 
                              Xokó. Representando a Administração 
                              Regional da Funai de Maceió, a técnica 
                              em Educação, Cícera de Lourdes 
                              Torres, fez questão de ressaltar o compartilhar 
                              de responsabilidades entre o órgão 
                              indigenista e os Governos dos Estados de Alagoas 
                              e Sergipe para uma Educação de qualidade 
                              para os povos indígenas da unidade.
                             Fonte: Funai – Fundação 
                              Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
                              Assessoria de imprensa