Mundo
 
 
 

Operação apreende mais de 700 ton. de madeira ilegal da Amazônia

12/12/2007 - A Polícia Militar Ambiental apreendeu 753 toneladas de madeira originária da Amazônia que eram comercializadas em depósitos de Campinas, Sorocaba, Araçatuba e Ribeirão Preto com documentação irregular.

Foi mais uma etapa da Operação Primavera, desenvolvida em parceria com técnicos do Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente (SMA). Foram vistoriadas oito madeireiras nos quatro municípios e apreendido um veículo com a carga destinada a outro Estado, o que é proibido pela lei. A ação resultou em multas que somam R$ 920.260,56.

A Operação Primavera é parte do Programa Estratégico São Paulo Amigo da Amazônia, da SMA, que tem como objetivo desestimular o desmatamento naquela região, por meio do combate à comercialização de produtos extraídos ilegalmente. São Paulo é um dos maiores consumidores dessa madeira, com cerca de 15% de participação do mercado, superando países como a China e a França com 12% e 11% respectivamente. Há estimativas de que 60% da madeira amazônica seja usada em obras públicas.

CADASTRO DE MADEIREIRAS

O secretário Xico Graziano anunciou ontem, durante a fiscalização em Campinas, que a SMA está concluindo estudos para criar por decreto um cadastro das mais de duas mil madeireiras de São Paulo, conforme sugeriu o governador José Serra em evento no qual apoiou medidas contra o desmatamento da Amazônia.

Um dos objetivos do cadastro é permitir que os comerciantes que atuam na legalidade recebam uma certificação de boas práticas. Com essa certificação o comerciante se habilitará a fornecer para o Governo do Estado e terá seu nome divulgado com regularidade para que os consumidores conscientes possam procurá-lo para adquirir produtos legalizados. A lista das madeireiras certificadas será publicada no Diário Oficial do Estado e nos portais do governo.
Foto: José Jorge

+ Mais

Governo de São Paulo aperta o cerco contra comércio de madeira ilegal da Amazônia

12/12/2007 - Fiscalizações em depósitos de madeira foram realizadas hoje em Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Araçatuba



A Operação Primavera de combate à comercialização de madeira procedente da região amazônica, com documentação irregular, foi intensificada hoje (11/12) pela Polícia Militar Ambiental e técnicos do Instituto Florestal, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA). Foram autuadas oito madeireiras nos municípios de Campinas, Sorocaba, Araçatuba e Ribeirão Preto.

O balanço parcial da Operação contabiliza 525 toneladas de madeira apreendidas. Um caminhão procedente do Pará com destino a Naviraí (Mato Grosso do Sul) também foi apreendido quando descarregava em Sorocaba, sem que a documentação o permitisse. O total de multas arbitradas até o fechamento parcial da Operação, no início da noite de hoje, é de R$ 470.300,00. O trabalho de apuração das apreensões continua amanhã.

O secretário Xico Graziano acompanhou a Operação e anunciou a criação de um cadastro das madeireiras. O cadastro será voluntário e permitirá a emissão pela Secretaria do Meio Ambiente de um selo de qualidade para as empresas que apresentarem regularidade nos estoques e documentação.

A partir de janeiro as operações serão intensificadas e ganharão uma nova ferramenta. A identificação da madeira será feita “on line”, o que permitirá a multiplicação do trabalho dos técnicos do Instituto Florestal, que operarão a partir de um terminal de computador.

 
 
 
Fonte: SMA-SP
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.