Mundo
 
 
 

Operação Mamangava se mostra eficiente na primeira semana

Brasília (13/09/07) - Oito pessoas foram presas somente na primeira semana da operação Mamangava, que teve como palco o noroeste do Mato Grosso. Desenvolvida pelo Ibama, usufruindo de uma parceria com o Exército Brasileiro e a Policia Rodoviária Federal e tendo como objetivo coibir práticas ambientais ilícitas, a operação Mamangava se mostra eficiente com os seus primeiros resultados.

Além de apreender três caminhões transportando madeira ilegal, um trator de grande porte utilizado na extração vegetal, 15 motosserras e dez espingardas de diversos calibres, os fiscais do Ibama encontraram duas esplanadas com madeira que já havia sido derrubada, pronta para ser transportada e ainda três filhotes de papagaio que, conforme o coordenador de fiscalização do Ibama Leslie Tavares, seriam usados para tráfico de animais.

Já foram realizadas fiscalizações em polígonos de desmatamento e extração ilegal de madeira em Nova Bandeirantes, Apiacás e Juara, em todos locais notando-se ligação dos problemas de “grilagem de terras” a crimes e infrações ambientais.

Dentre os presos está o madeireiro Isaias Gonçalves, 33 anos, que foi detido, mas já foi liberado. Ele foi preso por posse ilegal de arma e, segundo Tavares, é suspeito de ser responsável pela contratação de peões para extração ilegal na terra dos índio kaiabys, além de ser proprietário de maquinários e caminhões também apreendidos na operação.

A operação recebe reforços de fiscais e policias, e seus objetivos estão cada vez mais perto de ser cumpridos. A prioridade é impedir que haja mais desmatamento, sendo Extração considerada também como furto de madeira. O que está acontecendo na área, além de desmatamento, é roubo.
Felipe Bello

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.