Mundo
 
 
 

Fiscais apreendem embarcação com lagosta ilegal em Alagoas

Maceió (28/09/07) - A equipe de fiscalização do Ibama em Alagoas que trabalha na operação Lagosta Legal apreendeu na tarde de hoje uma embarcação de pesca com 750 metros de rede caçoeira, considerada predatória, e com dois quilos de lagosta. A apreensão ocorreu no início da pescaria, no litoral Sul de Alagoas, próximo ao Pontal de Mucoripe, no município de Mucoripe. São parceiros do Ibama a Capitania dos Portos de Alagoas e as Polícias Militar (Batalhão Ambiental) e Federal. Nessa semana, em um Hotel Bitingui, no minicípio de Japaratinga, litoral Norte de Alagoas, foram apreendidos seis quilos de lagosta porque estavam abaixo do tamanho mínimo permitido.

A operação Lagosta Legal inaugura a segunda etapa do Plano Emergencial de Fiscalização da Pesca da Lagosta, uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ibama, MMA e Seap/PR desenvolvida a partir deste ano ao longo do litoral brasileiro, do Amapá ao Espírito Santo. A idéia é realizar uma operação de caráter preventivo ao impedir a captura e o desembarque ilegal de lagostas das espécies verde e vermelha. Também são alvos da fiscalização pelo Ibama outras fases da cadeia produtiva como a comercialização e a exportação do crustáceo.

Duzentos agentes de fiscalização distribuídos em 50 equipes fazem uma varredura em embarcações pesqueiras, portos, indústrias, frigoríficos, peixarias, restaurantes, bares, hotéis, feiras e mercados nos nove estados do Nordeste, e no Amapá, Pará e Espírito Santo. No mar, a bordo de embarcações da Marinha do Brasil, os fiscais do Ibama averiguam a permissão e os equipamentos de pesca. Os agentes da Marinha verificam a documentação dos barcos e instrumentos de salvamento obrigatórios.

+ Mais

Fiscais de Rio Grande apreendem carga de tubarões ameaçados de extinção

Porto Alegre (27/09/07) - Durante ação de fiscalização de rotina na tarde desta terça-feira (25),agentes do Escritório Regional do Ibama do Rio Grande apreenderam 194 exemplares do cação-cola-fina (Mustelus schmitti) e quatro exemplares do cação-bico-doce (Galeorhinus galeus).

Os tubarões (cações) estavam no porão de uma embarcação pesqueira na 4ª Secção da Barra de Rio Grande do Sul e foram doados ontem mesmo para o Projeto Mesa Brasil do SESC. Esta é a segunda apreensão destas espécies ameaçadas, feita no Rio Grande do Sul em uma semana.Em 18/10 foram apreendidos 60 quilos de barbatanas de tubarão.
Maria Helena Firmbach Annes

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.