Mundo
 
 
 

Ibama Mato Grosso divulga resultados
da Operação Ouro Verde II

Cuiabá (06/11/07) - Mais de 13 milhões de reais em multas e 18,5 mil metros cúbicos de madeira apreendida. Algo em torno de 10 mil árvores cortadas ilegalmente da Floresta Amazônica, entre as divisas dos estados do Mato Grosso, Amazonas e Rondônia, na região conhecida como Três Fronteiras. É resultado da Operação Ouro Verde II, realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Civil de Mato Grosso, e divulgados esta manhã pela Coordenação de Fiscalização do Ibama em Cuiabá-MT.

A Polícia Civil de Mato Grosso, dando continuidade à Operação Ouro Verde I (na ocasião foram identificadas grilagens de terras, chacinas e roubo de madeira), conseguiu fechar o cerco, identificando diversos madeireiros do extremo noroeste de MT, que vinham retirando e recebendo enormes quantidades de madeira, completamente ilegal.

Foram identificadas 11 madeireiras com madeira apreendida ou com suas atividades paralisadas pela fiscalização do Ibama. Na maior apreensão realizada, na madeireira Lagoa das Conchas Agroflorestal, foram apreendidos 10.600 metros cúbicos de madeira sem origem, ou seja, ilegais, que não deveriam ter sido retirados da floresta. Tal apreensão resultou em multa de mais de R$ 5 milhões reais.

No total, foram lavrados 27 Autos de Infração pelo órgão e 13 apreensões, resultando num total de R$ 13.142.440,73 aplicados em multas e 18.509 metros cúbicos de madeira apreendida.

Na foto abaixo, pode-se observar a enorme quantidade de madeira extraída ilegalmente, e depositada no pátio da madeireira Lagoa das Conchas. São aproximados 10.600 metros cúbicos de madeira sem origem.

Objetivo atingido

Para a logística da operação, o Ibama deslocou 22 servidores de seis unidades do órgão no estado, que durante cinco dias tiveram que percorrer quase 3 mil quilômetros de atoleiros e estradas de difícil acesso para levantar todo o dano ambiental verificado na operação. Os servidores do Ibama e policias, tiveram que pernoitar vários dias numa região fortemente marcada pela incidência de malária, enfrentando chuvas e toda espécie de contratempo, na região mais inóspita do Mato Grosso.

A Operação teve apoio do Núcleo de Operações Aéreas do Ibama – NOA, que percorreu toda a região, fazendo inclusive incursões sobre o sul do estado do Amazonas, monitorando áreas e identificando responsáveis por outros três grandes desmatamentos em floresta ainda intocada. Todos estes desmates são maiores que 1000 hectares. O Ibama notificou os proprietários e estima que novas multas sejam ainda lavradas no decorrer deste mês, aumentando ainda mais a eficácia da ação.

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.