Mundo
 
 
 

IAP e Batalhão da Polícia Ambiental prendem três caçadores em flagrante

15/06/2007 - O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Batalhão da Polícia Ambiental - que trabalham integrados no Programa Força Verde - prenderam em flagrante na última terça-feira (13), em Cambará (região Norte do Estado), três caçadores de animais silvestres. Com eles foram encontradas duas capivaras adultas, já abatidas. Também foram apreendidas uma espingarda calibre 24, três cartuchos de munição intactos e um barco de alumínio utilizado para a caça. O IAP é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, a caça de animais silvestres é ilegal e se caracteriza como um crime inafiançável. “Junto com o tráfico de animais, a caça é uma ameaça constante a quase 30% das espécies da fauna. É um grande perigo para a biodiversidade nativa”, afirmou.

Os caçadores foram enquadrados na Lei de Crimes Ambientais (número 9605/98), que em seu artigo 32 determina a detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. Cada um foi autuado em R$ 500 e dois deles irão responder em liberdade. O terceiro, que assumiu o porte da arma, foi encaminhado à delegacia do município.

O chefe do escritório regional do IAP em Jacarezinho, Venilton Pacheco, disse que ações como esta são frequentes na região. “Com a integração das atividades do IAP e do Batalhão de Polícia Ambiental conseguimos reduzir significativamente a caça predatória. Outro fator importante é o trabalho de conscientização e educação ambiental das comunidades”, acrescentou.

Denúncias sobre caça ilegal podem ser feitas diretamente através do telefone: 0800-6430304. Não é preciso se identificar.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.