Mundo
 
 
 

Ibama deflagra em todo o país operação contra utilização ilegal de animais em artesanato

Brasília (25/04/07) – O Ibama deflagrou hoje de manhã, em todo o país, operação de fiscalização batizada de Moda triste. O objetivo da ação é coibir a comercialização ilegal de partes de animais da fauna silvestre brasileira tais como peles, penas, dentes em artesanatos e acessórios de decoração e moda. As equipes de fiscalização saíram a campo simultaneamente em 25 estados da federação e no Distrito Federal.

Em casos como o da estrela-do-mar e dos corais e outros invertebrados marinhos, a captura para comercialização caracteriza caça comercial, proibida pela legislação. Outro crime ambiental constantemente flagrado pelo Ibama é a confecção de brincos, colares e outros enfeites a partir de penas de araras e papagaios que são capturados e mortos com esse objetivo.

A Operação Moda Triste tem respaldo na Lei dos crimes Ambientais – Lei nº 9605/98, que caracteriza, no Artigo 29, “matar, caçar, apanhar, utilizar animais da fauna silvestre brasileira sem a devida permissão ou licença como crime ambiental. A pena varia de detenção de seis meses a um ano e multa. Está sujeito às mesmas sanções “quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro, utiliza ou transporta... espécimes da fauna silvestre...bem como produtos e objetos dela oriundos, sem a devida permissão ou licença.”

Histórico - Uma equipe de fiscalização do Ibama apreendeu, em outubro do ano passado, 1305 quadros com mais de 2200 borboletas em Cristalina/GO. Os comerciantes, que não apresentaram documentação de origem dos animais, foram multados em R$ 1,1 milhão.

Em janeiro deste ano, uma grife famosa de roupas de luxo foi multada pelos fiscais do Ibama por comercializar sandálias com borboletas mortas no salto de acrílico “É um grande prejuízo à natureza, visto que esses insetos são polinizadores”, destacou o chefe da divisão de fiscalização de fauna da Diretoria de Proteção Ambiental, em Brasília, Roberto Cabral. “Esperamos com esta operação não apenas coibir o ilícito mas, principalmente, conscientizar a população: não contribua para que a vaidade sobrepuje o direito à vida.”
Kézia Macedo/Gustavo Rick
Ascom/Sede

 
 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.