Mundo
 
 
 

Ibama autua em R$ 150 milhões siderúrgicas de Marabá/PA

Levantamento dos últimos sete anos aponta queima de 21 milhões de árvores nos fornos de carvão vegetal utilizado na produção do ferro gusa

Brasília (20/04/07) – Mais de R$ 150 milhões em multas e 21 mil metros cúbicos de carvão vegetal aprendidos (equivalentes a 350 caminhões carregados de carvão vegetal). Foi o resultado de inspeções realizadas por fiscais do Ibama com o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental – BPA, nos dias 17 e 18/04, em oito siderúrgicas do município de Marabá, no Pará. A ação integra a Operação Quaresma, deflagrada na região desde fevereiro.

Os fiscais notificaram as empresas para apresentarem o relatório de produção de ferro gusa e as licenças do carvão recebido nos últimos dois anos. Também foram medidos os lotes de carvão armazenados nos pátios e galpões das indústrias.

Ao consultar os arquivos do Ibama, levantaram volumes de carvão apreendidos e sob a guarda das empresas siderúrgicas, tendo como referência inicial o ano de 2000. Foram pesquisados relatórios de ações fiscalizatórias anteriores. As informações de cada siderúrgica inspecionada foram confrontadas com volumes constantes em documentos e dados obtidos durante as inspeções.

A equipe de fiscalização constatou todo tipo de irregularidade. Uma das siderúrgicas foi novamente embargada por não ter licença para operar. Ela havia conseguido liminar da Justiça contra fechamento realizado no mês passado. O Ibama recorreu e liminar foi suspensa.

Outro crime ambiental flagrado foi o consumo carvão vegetal maior do que o autorizado. Foi constatada também a aquisição do produto de empresas fornecedoras que fraudaram o sistema de controle de produto florestal - DOF.

De acordo com levantamento do Ibama, nos últimos sete anos, foram consumidas pelas siderúrgicas do Pólo Industrial de Marabá sete milhões de metros cúbicos de carvão vegetal, equivalentes a 100 mil hectares de área desmatada ou 21 milhões de árvores derrubadas ilegalmente.

“Esse déficit comprova a gravidade da situação ambiental do setor siderúrgico do estado do Pará. Demonstra a continuidade do elevado índice de ilegalidades na maioria das empresas siderúrgicas vistoriadas no Estado”, declara Norberto Neves, um dos coordenadores da operação.
Kézia Macedo
Fotos: Givanildo Lima

 
 
Fonte: Ibama
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.