Mundo
 
 
 

Polícia Ambiental faz apreensão de pintados em Presidente Epitácio

12/06/2007 - Uma equipe da Polícia Militar Ambiental, Base Operacional de Presidente Epitácio, efetuou no dia 8 de junho passado a apreensão de 163 quilos de peixes de diversas espécies que estavam de posse de Marcos Alves, num local conhecido como Rampa dos Pescadores, na margem do Ribeirão Caiuazinho, nesse município.

Os policiais, ao fiscalizar os produtos, constataram que, além de traíras, piaus e cará zoiudo, Alves estava de posse, ainda, de vários exemplares de pintado, todos com tamanhos inferiores ao permitido pela legislação, sendo o maior com 78 centímetros e o menor com 50 centímetros de comprimento, contrariando o disposto no artigo 36 da Resolução SMA-37/2005.

Diante dos fatos, foi lavrado um Auto de Infração Ambiental, com aplicação de multa no valor de R$ 15.969,21, bem como o boletim de ocorrência da Polícia Militar Ambiental e o termo de apreensão. Alves foi encaminhado ao Distrito Policial de Presidente Epitácio, onde o delegado Marcos Antonio Scaliante Fogolin elaborou o devido registro da ocorrência.

O produto apreendido, após a perícia, foi doado ao Centro Social São Pedro e Abrigo de Idosos Recanto do Vovô, ambos de Presidente Epitácio.

Flagrante em São José do Rio Preto

Policiais militares ambientais, da Base de Rio Preto, flagraram, no último dia 7, a destruição de cerca de 200 árvores nativas em uma propriedade rural nas proximidades de Mirassolândia. O desmatamento só não foi maior por causa da intervenção da Polícia Ambiental, que recebeu denúncia anônima. A destruição também atingiu uma nascente. O dono da propriedade deverá responder por processos nas áreas administrativa e criminal. Na primeira, ele terá de apresentar um projeto de recuperação da área degradada ao Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, (DEPRN), da Secretaria do Meio Ambiente. Criminalmente, responderá a um termo circunstanciado no Ministério Público (MP).

Apreensão de armas em São Carlos

Em ação de patrulhamento rural, no último dia 2/6, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, da Base Operacional de São Carlos, deparou com um veículo com dois ocupantes em atitude suspeita. Ao efetuar a abordagem, constataram a existência de uma substância semelhante a pasta de cocaína. Diante do fato, foi solicitado, por meio de rádio, o apoio do policiamento de área, comparecendo ao local mais duas viaturas.

Com os reforços, foi efetuada uma diligência na residência dos indivíduos, localizada na zona rural, onde foram apreendidas nove armas de fogo, sendo uma pistola, sete armas longas e um fuzil, além de grande quantidade de munições e, aproximadamente, um quilo de substância semelhante a pasta de cocaína.

Texto: Newton Miura
Foto: Polícia Militar Ambiental

 
 
Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.